segunda-feira, 15 de julho de 2013

A favor das mulheres


Mercosul lança campanha regional contra tráfico de mulheres (EM – 12/07/2013)

Os países do Mercosul lançaram na noite desta quinta-feira um programa para combater o tráfico de mulheres na região, que inclui uma campanha de comunicação para os cidadãos e um guia para o atendimento das vítimas, entre outras medidas.

A campanha foi apresentada durante um jantar oferecido pelo presidente uruguaio, José Mujica, aos membros das delegações dos países do bloco, que realiza nesta sexta-feira sua cúpula semestral em Montevidéu.

O plano de ação, que já havia sido esboçado em uma reunião de ministros e de encarregados das pastas de assuntos de gênero dos diferentes países, consiste na difusão de um guia para atender as vítimas e do lançamento de uma campanha regional chamada “Mercosul livre do tráfico de mulheres”.

“O guia Mercosul de atendimento às mulheres em situação de tráfico com fins de exploração sexual propõe articular as ações de assistência às mulheres em situação de tráfico internacional com fins de exploração”, afirmou um comunicado.

A iniciativa também defende um plano para sensibilizar os funcionários de fronteira e os encarregados de atender as mulheres atingidas.

A rede de proteção às mulheres busca advertir as potenciais vítimas que querem viajar em busca de oportunidades e que terminam alvos de organizações criminosas, além de formar os funcionários para atender as vítimas.

O programa elaborado pelo bloco integrado por Argentina, Brasil, Venezuela, Uruguai e Paraguai – atualmente suspenso – estará disponível em espanhol, guarani e português.

Cerca de 27 milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente mulheres e meninas, são vítimas do tráfico, segundo dados divulgados pelos Estados Unidos em maio.

Com informações da Agência AFP


Nenhum comentário:

Postar um comentário