domingo, 14 de julho de 2013

Profissão

Técnico em saúde da família

O técnico em saúde da família é um agente ativo na promoção, na prevenção e na proteção da saúde.

Fonte: Ministério da Saúde | Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde InCor - Fundação Zerbini

O que é?

O técnico em saúde da família é um agente ativo na promoção, na prevenção e na proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos hospitais e clínicas adequados à enfermidade. O profissional é responsável também pelo mapeamento e pelo cadastramento de dados sociais, da saúde e demográficos da população, consolidando e analisando as informações obtidas e implementando programas voltados às necessidades encontradas na amostra estudada.

Seus principais locais de trabalho são as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), onde promove a integração da população atendida e dos serviços prestados à comunidade.

Qual a formação necessária?

O aluno interessado em se tornar um técnico em saúde da família estudará as políticas de saúde no Brasil, a estratégia da saúde da família, o processo de trabalho e ética, o Sistema Único de Saúde, a promoção da saúde, com foco nos grupos mais vulneráveis e a territorialização e organização da atenção à saúde. O curso tem duração de 1.200 horas/aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário