sexta-feira, 19 de junho de 2015

Dengue - prevenção ainda é o melhor

Posted: 17 Jun 2015 12:00 PM PDT
Dr. Dalcy Albuquerque alerta que ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são as mais favoráveis para conter epidemias de dengue, chikungunya e zika vírus

Existe a possibilidade de termos uma epidemia pelo
zika, muitas pessoas podem estar infectadas, pois o
Aedes é um vetor  que está muito disseminado pelo
Brasil
Uma vacina contra a dengue, produzida pela Sanofi Pasteur e que deve estar disponível a partir de 2016, é uma das soluções mais aguardadas pela comunidade médica brasileira. Novidades sobre o produto devem ser divulgadas durante a 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop/SBMT), que ocorre entre os dias 14 e 17 de junho, em Fortaleza, no Ceará. O infectologista Dr. Dalcy Albuquerque Filho reconhece a importância do produto, mas alerta para a necessidade de manter o foco no combate ao mosquito transmissor da doença, oAedes aegypti.
“Acredito que, com a vacina, vamos conseguir resolver uma parte do problema da dengue, mas não do Aedes – que continua sendo o maior problema”, lembra o especialista, que é o representante da SBMT no Distrito Federal. A importância das ações, segundo ele, é ainda maior porque o mosquito também transmite outras enfermidades como a chikungunya e o recém-chegado zika vírus.
De acordo com o Dr. Albuquerque, é fundamental reforçar a atenção nas políticas preventivas como os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor. “É preciso procurar fazer a prevenção de dengue dentro de casa contra o inseto. Fazendo isso, estaremos controlando também as demais doenças”, esclarece. Além disso, ele considera importantes as pesquisas sobre tecnologia que pode impedir mosquitos de transmitir dengue.
Clique aqui para acessar a matéria completa
Fonte: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Disponível em: <http://sbmt.org.br/portal/mesmo-com-vacina-vetor-da-dengue-continua-sendo-o-maior-problema/>. Acesso em: 17 JUN. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário