segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Filariose o Que É?



Espalhe Aqui >
Sintomas

Nem sempre quem tem filariose apresenta os sintomas avançados da doença, como inchaços e deformidades nas pernas, braços, órgãos sexuais masculinos e mamas. Os primeiros sinais costumam ser processos inflamatórios nos vasos linfáticos, acompanhados de febre, dor de cabeça, náusea, sensibilidade dolorosa e vermelhidão em áreas como escroto, mama e membros inferiores.
Transmissão

A filariose, ou filaríase, é causada por vermes que parasitam os vasos linfáticos. No caso brasileiro, ela é ocasionada por helmintos da espécie Wuchereria bancrofti. A infecção ocorre quando mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como pernilongo ou muriçoca, picam uma pessoa sadia, transmitindo larvas da W. bancrofti. 
Contaminação

Ocorre por meio da fêmea do mosquito, que começa a agir ao crepúsculo e pica durante toda a noite, mas prefere as horas mais avançadas e os momentos pouco antes do amanhecer. O motivo do hábito ainda é desconhecido pelos pesquisadores. A ocorrência é mais freqüente nos meses quentes e chuvosos, pois a água que se acumula no solo amplia os criadouros, mas pode ser encontrado durante todo o ano. 
Ao contrário do Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, o Culex quinquefasciatus prolifera-se principalmente em depósitos artificiais, solo ou recipientes com água estagnada e poluída, de aspecto sujo e mal cheirosa, rica em detritos e dejetos humanos. Ele põe seus ovos em fossas, ralos, poços, latões, bebedouros de animais e latas ou copos usados.
Prevenção

Medidas simples, como combater a muriçoca, podem prevenir a doença. Portanto, conservar os ambientes de convívio limpos, fossas vedadas e evitar o acúmulo de água suja e empoçada são as melhores formas de manter os mosquitos afastados. Outra opção é o uso de mosquiteiros nas camas durante a noite.
Tratamento

O tratamento é feito com um remédio que combate os vermes presentes no organismo. Para os casos avançados, não existe cura, mas é necessária a intervenção medicamentosa para os parasitas pararem de atuar e os inchaços e deformações não aumentarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário