quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Novos investimentos

Publicada em 30/08/2012

Saúde Bucal recebe novos investimentos e é foco de atenção das ETSUS

O Programa Brasil Sorridente, considerado marco da política pública brasileira de Saúde Bucal, receberá novos investimentos. A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram que, até 2014, o governo federal pretende investir R$ 3,6 bilhões no programa que oferece tratamento dental gratuito pelo SUS. Nos próximos dois anos, além de ampliar o número de equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), serão entregues mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para os municípios que integram o Programa Brasil Sem Miséria. As unidades móveis funcionam com vans adaptadas, que circulam por regiões com difícil acesso a tratamentos bucais. Com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês, as novas unidades móveis vão aumentar em mais de cinco vezes a capacidade atual de atendimento, que é de 181 veículos em circulação.

O Brasil Sorridente também está fazendo mutirões para levar o tratamento de dentário às regiões onde vive a população mais pobre, como áreas rurais e assentamentos. O anúncio feito pela presidenta e pelo ministro ocorreu durante visita a um mutirão em Rio Pardo de Minas, em Minas Gerais, no dia 10 de agosto. A iniciativa, que vem sendo realizada em diversos estados, contribuiu para elevar em 85% a distribuição de próteses dentárias em 2011, comparada com o ano de 2010, saltando de 183 mil para 340 mil próteses. A previsão é que 400 mil unidades móveis passem até o fim do ano em 1.304 municípios.

Segundo a presidenta Dilma Roussef, este é o maior programa de atendimento odontológico público e gratuito do mundo. O ministro Alexandre Padilha ressaltou que o Brasil é o único país que contempla a Saúde Bucal dos cidadãos de forma gratuita. “Nenhum país tem esse serviço público voltado para a saúde bucal, com 22 mil equipes especializadas para atender toda a população”, destacou.

O Brasil Sorridente foi lançado em 2004 e faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal. As equipes de saúde bucal — compostas por cirurgião-dentista, técnico de saúde bucal e auxiliar de saúde bucal — realizam, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto às comunidades. Caso necessitem de tratamento odontológico mais complexo, os pacientes são encaminhados aos CEOs, onde têm acesso a cirurgias ou a tratamentos de canal ou aos laboratórios regionais de prótese.

 Aproximadamente, 90% das cidades brasileiras contam com alguma das 21.700 equipes integradas à rede de atenção básica. No ano passado, o Brasil Sorridente fez mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos em todo o país.

Foco das Escolas Técnicas do SUS

Cientes da demanda por profissionais de saúde bucal e acompanhando o desenvolvimento do programa federal, instituições da Rede de Escolas Técnicas do SUS estão oferecendo formações na área. A Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva, no Maranhão (ETSUS-MA), planeja ofertar em setembro o curso Técnico em Saúde Bucal. A formação de uma turma já foi pactuada para a Regional de Pedreiras, abarcando os municípios de Pedreiras e Lima Campos. Segundo a coordenadora do curso, Judite Rafaele Oliveira Plínio, a turma contará com 31 vagas destinadas aos auxiliares em saúde bucal que estão na rede de saúde pública do estado. No próximo mês, ainda, terá início mais três turmas, com 35 alunos cada, nos municípios de Imperatriz, Mata-Roma e Santa Inês.

Esta formação já acontece em São Luis, capital do Maranhão, desde maio deste ano. Fazem parte desta turma 23 auxiliares em saúde bucal que atuam no SUS do estado. O curso, com 1.320 horas, está organizado em três módulos. O primeiro divide-se em duas unidades de ensino: Processo de trabalho em Saúde; e Educação em Saúde. O segundo, em três unidades: Processo de acolhimento do usuário; Organização do processo de trabalho em Saúde Bucal; e Processo de recuperação da Saúde Bucal. O terceiro e último módulo traz três unidades: Prevenção e controle das doenças bucais; Recuperação e manutenção da Saúde Bucal; e Gestão em Saúde e planejamento do trabalho. A previsão de término é julho de 2013.

O Centro Formador de Recursos Humanos, na Paraíba, planeja iniciar duas turmas deste curso no dia 10 de setembro, nos municípios de João Pessoa e Sapê. É a primeira vez que o Cefor-PB oferece esta formação, que tem um total de 1.500 horas. Já no dia 10 de outubro, serão ofertadas mais duas turmas, em Guarabira e Bananeiras. Em cada uma delas, serão contemplados 40 alunos-trabalhadores.

Já a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) iniciará também em outubro duas turmas do Técnico em Saúde Bucal. O curso será realizado na sede da escola para 60 alunos. Com 1.800 horas, a formação é voltada para profissionais provenientes das secretarias executivas regionais de saúde de Fortaleza. Até hoje, a ESP-CE já formou 835 técnicos e 336 auxiliares em Saúde Bucal.

Novos técnicos na Rede

No Centro Formador de RH Caetano Munhoz da Rocha, no Paraná, 287 alunos concluirão o Técnico em Saúde Bucal até outubro deste ano. Nos municípios de Araucara, Barracão, Campo Mourão, Cacavél, Cianorte, Curitiba, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama, 10 turmas concluirão a formação. Para a coordenadora do curso em Curitiba, Cristiane Rotava, a formação oferecida pela escola é essencial para os trabalhadores que não teriam condições financeiras de pagar pelo curso. “Há falta de profissionais de saúde bucal. Formar para o mundo do trabalho é importante, porque melhora muito a qualidade do serviço. Em Curitiba, são 110 unidades de saúde e nem todas tem esse profissional técnico”, esclarece. A escola pretende ofertar em 2013 cinco novas turmas, com 25 alunos em cada.

Na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), estão sendo executadas 19 turmas, das quais 11 tem previsão de formatura em novembro e oito, em 2013. Ao todo, 667 alunos estão sendo contemplados com a formação. Os cursos são realizados nos municípios de Alfenas, Governador Valadares, Itabira, Ituiutaba, Patos de Minas, Pedra Azul, Ubá, Uberaba, Leopoldina, Ponte Nova, Brasília de Minas, Araçuaí, Minas Novas, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Varginha, Campo Belo, Bom Despacho e Barbacena. Com carga horária de 1.300 horas, a formação é ofertada com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). A ESP-MG tem previsão de ofertar 355 vagas, em novas turmas, a partir de março de 2013, nas Gerências Regionais de Saúde de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Passos, São João Del Rey, Unaí, Uberlândia, Teófilo Otoni, Divinópolis, Manhumirim e Juiz de Fora.

Por Jéssica Santos (Secretaria de Comunicação da RET-SUS)
Com informações do Portal da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário