terça-feira, 21 de agosto de 2012

Promoção de saúde

  • 21/08/2012 14:17
  • SES lança coleção com dicas de saúde para serem transmitidas nas salas de espera

    Créditos: Henrique Chendes/SES MG
    SES lança coleção com dicas de saúde para serem transmitidas nas salas de espera
    O Secretário de Estado de Minas Gerais, Antônio Jorge Marques lançou nesta terça-feira 21/08, em Belo Horizonte, uma coleção de vídeos educativos e informativos voltados para a promoção da saúde nas salas de espera das unidades de saúde.  Idealizado pelo Canal Minas Saúde, a proposta da coleção é levar às áreas de espera do serviço público conhecimento e informação aos pacientes que aguardam atendimento.
    Na solenidade do lançamento, o Secretário Antônio Jorge, realçou a importância do projeto na conscientização da população. “Cuidar da saúde da população é um grande desafio. Nessa tarefa, muitos investimentos são feitos na construção de unidades de saúde, na compra de equipamentos e na capacitação dos profissionais. O projeto é uma tentativa de demonstrar que a saúde individual, a mudança de comportamento e a atitude do cidadão é um princípio essencial para que possamos avançar em direção a uma sociedade saudável, por meio de temas que levam às pessoas ao senso da autocritica”, enfatizou.
    A coleção é composta por mais de 300 vídeos e falam sobre as experiências de sucessos implantadas pelas secretarias municipais de saúde de vários municípios mineiros, sobre cuidados que auxiliam na melhoria da qualidade de vida; também apresentam depoimentos de gestores, profissionais e usuários da saúde de Minas.
    O telespectador também poderá esclarecer dúvidas, com as perguntas e respostas sobre saúde, desmistificar mitos e verdades sobre o assunto, dicas de como evitar problemas de saúde, além de assistir a depoimentos de pessoas que já enfrentaram problemas ou dificuldades relacionadas à saúde. Para apresentação dos vídeos foram distribuídos cerca de 1500 aparelhos de TV para todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado.
    O Presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, que esteve presente no lançamento, elogiou a inciativa da SES-MG em disponibilizar conteúdo de qualidade e de amplo alcance para a população. “Percebo nesse projeto uma maneira de aproveitar um tempo, que poderia ser desperdiçado na sala de espera com informações sobre um tema muito importante, que é a nossa saúde. O programa aborda questões de prevenção de maneira fundamentada na ciência, isso é a beleza deste programa que nos orgulha enquanto provedores de educação médica continuada”, finalizou.

    Durante a solenidade foi apresentado um vídeo, que esta disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Sbpe6CgAZ3s&feature=youtu.be, com informações sobre a coleção e os assuntos abordados.
    Ao final foi entregue para os convidados um kit contendo a coleção do projeto Sala de Espera. Participaram, também, do lançamento o Subsecretário de Estado da Juventude, Gabriel Azevedo; o Presidente do colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Mauro Junqueira; Presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira; o Superintendente Geral da Associação dos Municípios Mineiros (AMM), Gustavo Persichini e o Coordenador do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Riani.


    Canal Minas Saúde


    O canal minas saúde foi criado como uma ação educacional estratégica que utiliza a modalidade à distância, para auxiliar a SES-MG a implementar políticas, programas e ações de saúde. Com mais de 11 mil pontos de recepção, sua área de cobertura atinge todos os pontos de atenção à saúde em todos os 853 municípios mineiros. Por meio de um ambiente virtual de aprendizagem já foram capacitados mais de 100 mil profissionais de saúde nos últimos três anos. No portal educacional www.canalminassaude.com.br podem ser acessadas todas as aulas e vídeos produzidos, bem como a coleção Sala de Espera.
    Até agora, cerca de 50 mil alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos técnicos e profissionais, por meio do Canal Minas Saúde de TV, Rádio, Web e Educação à Distância. O curso Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde foi a primeira atividade do Canal Minas Saúde de TV. O projeto educacional multimídia capacitou 40 mil profissionais integrantes das equipes de saúde da família, e especializou 2500 médicos e enfermeiros que atuam nas 2.980 Unidades Básicas de Saúde de Minas Gerais (UBS).
    Os pontos de recepção do sinal estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas secretarias municipais de saúde, nas unidades hospitalares da Fhemig, nas unidades da Hemominas, na Fundação Ezequiel Dias, na Escola de Saúde Pública, na Associação Médica de Minas Gerais, na Faculdade de Medicina da UFMG, na Rede Minas de Televisão, no Conselho Estadual de Saúde e no Colegiado de Secretários Executivos dos Consórcios de Saúde, no Centro de Referência de Assistência Social, no Ministério Público de Minas Gerais e, também, em aldeias indígenas.

    Autor: Miria César

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário