sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Voto Limpo


Justiça Eleitoral inicia campanha do Voto Limpo na rádio e na TV


Com o objetivo de incentivar a participação dos eleitores e ressaltar a importância da liberdade de escolha para o voto em candidatos ficha limpa, nas eleições de outubro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta terça-feira, 20 de outubro, a veiculação da campanha Voto Limpo . São cinco vídeos e cinco spots de rádio, com 30 segundos cada, com o tema: "Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo". 

De acordo com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, a escolha do tema Voto Limpo, foi feita a partir de uma pesquisa do Tribunal que identificou que a Lei da Ficha Limpa é pouco conhecida pelos eleitores. Segundo a ministra, o eleitor quer o candidato ficha limpa, mas não sabe exatamente o que é o voto limpo. 

As mensagens da campanha vão destacar a validade da Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), de iniciativa popular, sancionada em julho de 2010, após a coleta de mais de um milhão de assinaturas de eleitores de todo o país.
A veiculação da campanha de esclarecimento do eleitor começa 45 dias antes do primeiro turno das eleições. A decisão foi baseada em outra pesquisa realizada pelo TSE, que constatou que os eleitores tinham dificuldade em lembrar de campanhas anteriores, iniciadas 60 dias antes do pleito. 

Além de conscientizar o eleitor sobre a Lei da Ficha Limpa, a campanha vai ainda incentivar o voto dos eleitores jovens com 16 e 17 anos e dos idosos com mais de 70 anos, quando o voto é facultativo.

A campanha nas rádios e na TV vai até o dia 4 de outubro. Em Municípios onde vai haver o segundo turno, a campanha deve retornar após o anúncio do resultado do primeiro turno e se prolongar até o dia 26 de outubro. 

Fonte: Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário