quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Purificar 1 vez ao ano


C Limpar o fígado


  •   CC 

dente de leão

Sabia que é recomendável purificar o fígado pelo menos uma vez por ano? Este órgão é extremamente importante para uma boa saúde, já que leva a cabo muitas funções necessárias para a vida diária. Por um lado, cumpre a função de desintoxicação do corpo, convertendo as substâncias tóxicas noutras menos nocivas, para assim ser possível proceder à sua expulsão do corpo.

fígado

Junto ao fígado trabalha também a vesícula biliar, cuja principal função é concentrar a bílis, que serve por sua vez para fazer digestão das gorduras. Como o fígado tem tanto trabalho, o ideal é evitar situações que o façam ainda trabalhar mais. Para ajudar, precisamos de fazer uma limpeza ou purificar o fígado, de preferência pelo menos uma vez por ano.
Curiosamente, o dente de leão ajuda o fígado a limpar-se, sobretudo nas situações onde o fígado é mais “preguiçoso”. Esta planta é capaz de aumentar entre 2 a 4 vezes a secreção de bílis Também a alcachofra e o cardo mariano são bons para esta função, pois têm silimarina na sua composição, que ajuda a proteger o fígado

fígado

Para além disso, beber muita água ajuda a melhorar o seu funcionamento, pois o fígado pode digerir melhor as gorduras e o corpo fica bem hidratado. É ainda extremamente importante comer muita fruta, embora se deva evitar aquelas que tenham grande quantidade de ácidos orgânicos como o melão, a melancia e os morangos. Também são uma boa ajuda os chás, sobretudo o chá verde, pois ajuda a digerir e a eliminar a gordura acumulada.
Embora tenhamos dito que o fígado pode ser limpo uma vez por ano, alguns especialistas recomendam que se faça a cada seis meses. É preciso saber quais são os alimentos que são prejudiciais para este órgão: os enchidos, gorduras de origem animal, alimentos muito salgados, assados ou açucarados. Naturalmente que comer em excesso pode também ser bastante prejudicial para o fígado, uma vez que as refeições muito pesadas fazem com que este fique sobrecarregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário