quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Avanço


Equipamento destrói focos com onda de calor, em aplicações que duram um minuto

As mulheres gaúchas já podem contar com um equipamento fornecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar lesões que antecedem o câncer de colo do útero e o carcinoma in situ (câncer do colo que não iniciou a invasão), sem necessidade de cirurgia.

A nova técnica, aprovada e recomendada mundialmente, está sendo disseminada no Estado e no país pelo ginecologista Paulo Naud, a partir do uso do aparelho de SEMM, que leva o nome de seu criador, o médico alemão Kurt Semm. O aparelho destrói a lesão com aplicações que duram um minuto. Localizada a lesão, uma onda de calor a destrói, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

— Nossa meta é diminuir a incidência deste tipo de câncer nas mulheres brasileiras com exames de prevenção e prestar um atendimento de excelência às pacientes com lesões precursoras, utilizando as melhores tecnologias disponíveis — diz Naud.

O pesquisador explica que a utilização do equipamento traz muitos benefícios para as pacientes, pois o procedimento pode ser realizado em uma consulta normal no consultório, sem cirurgia e anestesia e com recuperação muito mais rápida.

Um estudo realizado pela OMS por mais de dez anos na Europa comprova que a eficiência do método é a mesma da cirurgia tradicional.

— É um avanço enorme, pois é menos invasivo e muito mais seguro nos tratamentos de câncer ginecológico — conclui Naud.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário