quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Caminhos do Cuidado

Publicada em 28/11/2013

Cefor Pariquera-Açu integra-se ao Projeto Caminhos do Cuidado

As aulas do curso Caminhos do Cuidado, voltado para a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica, foram iniciadas nas cidades de Ilha Comprida e Registro, no Vale do Ribeira, em São Paulo.

 Na região, a formação —  que tem a coordenação nacional do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde — acontece por meio do Centro Formador de Pessoal para a Saúde (Cefor) de Pariquera-Açu.

As duas primeiras turmas, iniciadas nos dias 30/10 e 1º/11, respectivamente, terão a duração de cinco semanas, com uma aula semanal de oito horas, totalizando 40 horas de teoria e 20 horas de práticas profissionais. Segundo a direção do Cefor Pariquera-Açu, a meta é atingir todos os municípios e integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, com classes descentralizadas como no caso de Ilha Comprida e Registro.

A formação em saúde mental dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica está centrada nas necessidades de saúde e demandas sociais, priorizando o vínculo para conseguir diminuir o uso prejudicial de drogas.

 O projeto implica encontrar caminhos múltiplos de cuidado, diante da diversidade e da complexidade social e cultural que atravessam as relações humanas.

Mais informações sobre o Projeto Caminhos do Cuidado ver no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário