Parto Humanizado.
O Ministério da Saúde tem uma importante notícia para as gestantes. Uma portaria publicada este mês pretende assegurar o direito ao parto humanizado nas maternidades do SUS. Entre as novas regras estão o contato imediato da mãe com o bebê logo após o nascimento e o estímulo à amamentação ainda na primeira hora de vida.
Outra medida que passará a ser adotada em toda a rede pública é o clampeamento do cordão umbilical apenas quando este parar de pulsar.
Estas diretrizes são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e beneficiam mãe e filho. A primeira mamada estimula a descida do leite materno e diminui a chance de hemorragia uterina. Além disso, as novas medidas vão contribuir para a redução da mortalidade neonatal.
Todos os procedimentos de rotina que são feitos após o nascimento do bebê serão adotados após esses primeiros contatos.
Vale ressaltar que, para os recém-nascidos que apresentarem algum problema ao nascer, como respiração ausente ou irregular, tônus diminuído e/ou com líquido meconial, a portaria estabelece que o atendimento deverá seguir os procedimentos do Programa de Reanimação da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário