quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Curso de Qualificação de ACS-MG

Santo Antônio do Amparo qualifica ACS  

Postada por: suzelei.rocha, em: 3 de setembro de 2013 às 6:56
 
Turma de ACS do município sede de Santo Antônio do Amparo. Foto: Ludmila Pereira
Turma de ACS do município sede de Santo Antônio do Amparo. Foto: Ludmila Pereira
por Suzi Rocha

Está em andamento o curso de qualificação de Agente Comunitário de Saúde (ACS) em municípios mineiros. 

 A ação educativa é ministrada pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e contempla, este ano, quase 900 alunos – profissionais atuantes na saúde pública.

Um dos municípios onde a ESP-MG ministra o curso é Santo Antônio do Amparo (sede), na região Oeste de Minas, e abrange os municípios de Camacho e Cana Verde. São mais de 60 alunos na qualificação em duas turmas.

Alunas apresentam temática sobre saúde pública durante a qualificação. Foto: Ludmila
Alunas apresentam temática sobre saúde pública durante a qualificação. Foto: Ludmila Pereira

“Fico muito feliz com os resultados que já estamos alcançando com o curso de qualificação de Agente Comunitário de Saúde”, disse Danielle Silveira, coordenadora do curso da ESP-MG. Ela ainda destaca que o curso representa profissionais mais qualificados e mais envolvidos nos processos de trabalho diretamente ligados à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS-MG).

A docente de concentração de uma das turmas, Ludmila Pereira, fala sobre a dedicação dos alunos. “A turma é excelente, formada por estudantes que mostram ótimo desempenho no aprendizado”.

As aulas tiveram início no último mês de julho e terá encerramento no final novembro deste ano. São no total 400 horas aula a duração do curso.

 A qualificação é realizada através de recursos da Portaria de Educação Permanente do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e com os gestores municipais. Em 2012, a ESP-MG qualificou mais de 800 ACS´s em 23 municípios mineiros.

Informações deste artigo: Link original para esta notícia:
http://www.esp.mg.gov.br/noticias/qualificacao-de-acs-quase-2-mil-alunos-em-curso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário