terça-feira, 10 de setembro de 2013

Entenda o Sistema Único de Saúde (SUS)



O SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos maiores sistemas de atendimento médico público do mundo. Foi criado no Brasil, em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, tornando o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão.

Com a implantação do sistema, o número de beneficiados passou de 30 milhões de pessoas para 190 milhões. Atualmente, 80% desse total dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o SUS tem 6,1 mil hospitais credenciados, 45 mil unidades de atenção primária e 30,3 mil Equipes de Saúde da Família (ESF).


 O sistema realiza 2,8 bilhões de procedimentos ambulatoriais anuais, 19 mil transplantes, 236 mil cirurgias cardíacas, 9,7 milhões de procedimentos de quimioterapia e radioterapia e 11 milhões de internações.

Entre as ações mais reconhecidas do SUS estão: a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Políticas Nacionais de Atenção Integral à Saúde da Mulher, de Humanização do SUS e de Saúde do Trabalhador, além de programas de vacinação em massa de crianças e idosos em todo o país e a realização de transplantes pela rede pública.

(Com informações do site Brasil.gov.br.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário