quarta-feira, 11 de junho de 2014

Baixa preocupação

Observatório critica baixa preocupação com TB na Copa

Publicada em
O Observatório Tuberculose Brasil (OTB/ENSP) está em alerta com a falta de preocupação, por parte do Ministério da Saúde, quanto à gravidade da tuberculose durante a realização da Copa do Mundo no país. O receio se dá pela não inclusão da doença na lista dos principais riscos associados a eventos de massa, doenças infecciosas, transmitidas por alimentos, endêmicas ou respiratórias divulgadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). "Sendo uma doença de alta transmissão e capacidade de infecção por via respiratória de pessoa a pessoa, em ambientes fechados e de aglomeração humana, os eventos da Copa oferecem um risco considerável, já que apresentam condições ambientais que favorecem a transmissão da doença", destaca Carlos Basília, coordenador técnico da área de tecnologia social do OTB.

Basília ressalta ainda que “muitos turistas e atletas são de países com alta taxa de incidência da doença, inclusive a sua forma mais grave a resistente aos medicamentos (TB MDR)”.
Outro ponto que chamou a atenção do Observatório é que muitos jogos serão realizados em cidades-sedes com as maiores taxas da doença no país, a exemplo do Rio de Janeiro, que carrega os título da maior incidência e mortalidade por tuberculose. “Perde-se uma grande oportunidade para um trabalho de alerta, educação e conscientização de massa sobre a doença em um evento internacional de grande visibilidade”, disse o coordenador.

Dados sobre tuberculose no mundo
- Um terço da população mundial está infectada;
- 5,8 milhões de casos notificados em 2011;
- 80% dos casos em 22 países;
- 1 milhão de mortes por ano (HIV negativo);
- 430 mil óbitos TB/HIV/Aids;
- 630 mil casos de MDR;
- 10 milhões de crianças órfãs como resultado da morte dos pais por TB.

O Brasil compõe a lista dos 22 países que concentram 80% do total da carga de tuberculose no mundo com:
- 70 mil casos novos de TB notificados em 2012;
- Taxa de incidência 35,4 por 100 mil habitantes;
- Cerca de 4,6 mil mortes em 2011;
- 17º país em número de casos entre os 22 países de alta carga;
- 22º país em taxa de incidência, prevalência e mortalidade entre os 22 países de alta carga;
- 4ª causa de mortes por doenças infecciosas;
- 1ª causa de mortes dentre as doenças infecciosas definidas dos pacientes com AIDS.

O OBT/ENSP entrou em contato com a SVS/MS e recebeu nota técnica do coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Draurio Barreira, sobre a questão da tuberculose na Copa. O texto pode ser conferido no arquivo em anexo (lado direito da página).

Leia aqui
as ações que o Ministério da Saúde preparou para a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário