domingo, 1 de junho de 2014

Teste da Linguinha

Senado aprova obrigatoriedade do teste da linguinha

Foto: Reprodução
O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (29) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2014, que obriga os hospitais e as maternidades das redes pública e privada a realizarem o chamado “teste da linguinha”
 
A avaliação do frênulo ou membrana da língua em recém-nascidos é importante para o diagnóstico precoce de problemas com a anquiloglossia ou anciloglossia, condição anatômica conhecida popularmente como “língua presa”.
 
Entre os problemas decorrentes dessa má-formação estariam as dificuldades na sucção, na deglutição, na mastigação e na fala. A consequência mais comum é o desmame precoce do bebê, comprometendo o seu desenvolvimento.
 
Detectado o problema nas primeiras horas de vida, o bebê é submetido, nos casos mais graves, a uma pequena cirurgia corretiva. “A medida é de grande importância para a saúde da criança”, afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
 
A proposta já passou pela Câmara dos Deputados e será encaminhada à sanção presidencial pelo presidente Renan Calheiros. Se for convertido em lei pela presidente Dilma Rousseff, o teste da linguinha passará a ser obrigatório 180 dias após a publicação no Diário Oficial
 
Fonte: Portal Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário