quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cursos pelo Canal Minas Saúde


Para tanto, solicitamos a divulgação dos cursos de extensão ofertados pelo Canal Minas Saúde na sua instituição e município. Abaixo relação dos cursos de extensão ofertados pelo Canal Minas Saúde com inscrições abertas. Para se inscrever, basta acessar o endereço: www.canalminassaude.com.br, ou os links abaixo:

Hipertensão, Diabetes e Doenças Crônicas
Carga horária: 60 horas
Apresentação:
O Programa Hiperdia Minas é um Projeto estruturador do Governo dentro do Programa de Redes Integradas de Serviço de Saúde. Foi estabelecido conforme Resolução SES Nº 2606 de 07 de Dezembro de 2010, tendo como missão coordenar a estruturação da rede de atenção à saúde da população com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e doença renal crônica, por meio de um sistema regionalizado e integrado de ações em saúde. Como resultado, espera-se que esse programa possibilite o aumento da longevidade da população mineira, acompanhado da melhoria de sua qualidade de vida, por meio de intervenções capazes de diminuir a morbimortalidade por essas patologias.
Em nível de Atenção Primária à Saúde (APS), a Rede Hiperdia Minas ancora-se na prática de diretrizes clínicas atualizadas e baseadas em evidência, especialmente pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família. Como as diretrizes clínicas vigentes (Linha-guia atual, editada em 2006) estavam defasadas e não consideravam os pilares atuais para o enfrentamento das condições crônicas de saúde, recentemente foi elaborada uma nova linha-guia baseada na abordagem populacional dessas condições crônicas, as quais foram estratificadas e, a partir disso, determinou-se toda a organização da assistência, ou seja, as competências da APS, as atribuições dos seus profissionais e a atenção programada a esses usuários.
O processo educacional proposto objetiva efetivar a capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde da Rede SUS/MG sobre essa nova versão da Linha Guia de Hipertensão e Diabetes da SES/MG.
Objetivo Geral:
• Atualizar os conhecimentos dos profissionais da Atenção Primária à Saúde da Rede SUS/MG sobre a nova versão da Linha Guia de Hipertensão e Diabetes da SES/MG.
Público:
• Profissionais de saúde de nível superior e ensino médio com ênfase na atenção primária a saúde e na gestão.
VAGAS LIMITADAS!
Metodologia do curso:
O curso será oferecido na modalidade a distância, na plataforma Moodle, utilizando a integração de multimídia da TV e da WEB.

Práticas Integrativas
Carga horária: 40 horas
Apresentação:
A Coordenadoria de Práticas Integrativas e Complementares (CPIC) assessora os municípios na implantação e implementação das Praticas Integrativas e Complementares (PIC) tendo como referência a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC).
Nesta Política constam 05 Práticas que são: homeopatia, a fitoterapia/plantas medicinais, a medicina tradicional chinesa (acupuntura, práticas corporais, meditação e orientação alimentar), a medicina antroposófica e o termalismo/crenoterapia.
Foram realizados dois diagnósticos situacionais das Práticas Integrativas e Complementares do Estado de Minas Gerais, com a finalidade de fazer levantamentos das PIC utilizadas no estado.
No Diagnóstico Situacional de 2010, do total de 853 municípios, apenas 89 dos 427 que responderam a pesquisa, pontuaram a existência de alguma prática integrativa e complementar, sendo que 277 municípios informaram possuir interesse na implantação de PIC.
Embora reconheçamos que a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS seja recente (2006), é preciso reconhecer também que os números em Minas Gerais encontram-se em patamares muito modestos.
A experiência de trabalho de assessoramento dos municípios econversas com outras áreas da SES/MG tem demonstrado a falta de informação e desconhecimentos sobre as Práticas.
Com este curso pretende-se que informações de qualidade sobre as PIC e a própria política estadual para estas práticas, a PEPIC, sejam mais divulgadas e estejam mais disponíveis para os gestores, profissionais de saúde e usuários do SUS, atendendo também a uma das competências institucionais CPIC.
Objetivo Geral:
• Divulgar e disponibilizar aos gestores, profissionais de saúde e usuários do SUS, as informações sobre as Praticas Integrativas e Complementares (PIC) e a própria Política Estadual para as Práticas Integrativas (PEPIC), atendendo também a uma das competências institucionais CPIC.
Público:
• Prioridade: Gestores e profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais - SUS/MG.
• Profissionais de saúde residentes em Minas Gerais que não atuam no SUS/MG.
• Estudantes da área de saúde residentes em Minas Gerais.
• Outros profissionais residentes em Minas Gerais e população em geral, residente no Estado de Minas Gerais.
VAGAS LIMITADAS!
Metodologia do curso:
• O curso será oferecido na modalidade a distância, na plataforma Moodle, utilizando a integração de multimídia da TV e da WEB.

Participe e divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário