quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Saúde do profissional de Saúde


Publicação discute bem-estar dos profissionais de saúde

 Desde meados de 2012, está disponível, em versão on-line, o livro ‘Panorama da Saúde dos Trabalhadores da Saúde', produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). A publicação foi lançada oficialmente em novembro passado, durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto Alegre.

O livro, cujo objetivo é auxiliar na valorização dos trabalhadores no exercício de suas funções, a partir da fundamentação de ações, é dividido em cinco partes. A primeira fala sobre a vigilância em saúde do trabalhador; a segunda, sobre o processo de trabalho em saúde; a terceira, aborda a saúde do trabalhador da saúde; a quarta, a natureza e condições de trabalho atuais a partir da revisão de literatura; e a quinta propõe ações com base numa matriz de vigilância em saúde.

O texto traz indicadores que revelam como se encontram as condições de saúde do trabalhador de saúde brasileiro no atual momento. Dentre eles, se destacam a elevação de acidentes de trabalho nos serviços de saúde, adoecimento mental, absenteísmo-doença, queixas de dores musculoesquelética e insatisfação dos profissionais do SUS quanto as suas condições de trabalho.

Também é discutida a questão da atenção à saúde do trabalhador com implementação de processos de intervenção para transformar suas condições de trabalho, a partir de elementos conceituais, metodológicos e operacionais.

A publicação completa encontra-se disponível no endereço http://issuu.com/genialbox/docs/panorama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário