quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cadernos de Saúde Pública

Primeira edição de 2012 do CSP já disponível

ENSP, publicada em 25/01/2012

Entrando em seu 28º ano de publicação, a revista Cadernos de Saúde Pública, da ENSP, torna disponível a primeira edição de 2012. O volume 28, fascículo 1 traz, em seu editorial, um debate sobre as estratégias de enfretamento do câncer de mama no Brasil. Esta edição apresenta ainda 22 trabalhos publicados, entre artigos, artigos de revisão, fórum, nota e resenha. A pesquisadora da ENSP/Fiocruz Ana Glória Godoi Vasconcelos é autora, junto com Mirian Carvalho de Souza (Inca) e Oswaldo Gonçalves Cruz (Procc/Fiocruz), do artigo Tendência de mortalidade por câncer de pulmão no Brasil de 1980 ao século 21: uma análise idade-período-coorte. Os objetivos do trabalho foram descrever os padrões da tendência de mortalidade por câncer de pulmão no Brasil e identificar os efeitos dos fatores idade, período e coorte (APC) sobre as taxas.

"O efeito coorte indica menor risco para os homens nascidos desde 1950 e risco crescente para mulheres de todas as coortes. Os resultados para gerações jovens indicam que as tendências atuais devem continuar. O efeito coorte entre mulheres sugere aumento do risco. Estas tendências refletem as medidas de controle do tabaco adotadas desde 1986", destacam os pesquisadores.

A íntegra do volume 28, fascículo 1, do Cadernos de Saúde Pública pode ser conferida aqui.

CSP em 2011

Com um total de 15 fascículos publicados no ano de 2011 - totalizando 12 publicações mensais e 3 suplementos -, a revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) "consolida, este ano, uma trajetória que vem se delineando há algum tempo, de grande captação de artigos junto à comunidade de pesquisadores em Saúde Coletiva, não só no Brasil, mas também em países da América Latina e até mesmo da América do Norte", destaca um dos editores da revista, Carlos Coimbra, pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP). Segundo ele, muitos são os fatores que contribuem para o aumento do interesse dos autores em enviar artigos, mas o fato de ser uma revista de acesso aberto e amplamente indexada internacionalmente, com certeza, é um dos mais significativos para a escolha dos autores pela publicação no CSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário