A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, abriu inscrições para dois novos módulos do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar. Essa semana foi aberta a terceira turma do primeiro módulo do programa. A iniciativa faz parte de uma ação em educação permanente de abrangência nacional direcionada à atenção domiciliar, voltada a todas as categorias profissionais e gestores da saúde.
O programa foi criado a partir de parceria da Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS.
O módulo chamado Introdução à Atenção Domiciliar entra na oferta da sua terceira turma, dessa vez com seis mil vagas. O módulo objetiva dialogar sobre a importância da atenção domiciliar no Brasil e no mundo, seus benefícios, a organização de um Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) e sua inserção na Rede de Atenção à Saúde, a normativa vigente e como aderir ao Programa Melhor em Casa.
O segundo módulo do Programa Assistência Domiciliar na Rede Básica de Atenção à Saúde foi elaborado com foco nas ações da gestão, execução e avaliação de AD1; definição dos meios, insumos, aportes e infraestrutura pertinente a sua efetivação; fluxo e protocolos da sua articulação com outros serviços e demais Redes de Atenção Saúde. A AD1 é uma das modalidades do Serviço de Atenção Domiciliar que tipifica e qualifica os serviços da rede básica de atenção à saúde como uma ação programática do plano de trabalho da rede básica a ser implantada em todos os municípios do país. Nesta oferta, serão cinco mil vagas.
O terceiro módulo a abrir inscrições será o de Implantação e Gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar que também oferece cinco mil vagas para gestores e profissionais de saúde para o processo de implantação e gerenciamento do SAD integrado à rede de atenção à saúde existente no município e regional. O curso aborda temas como funcionamento e infraestrutura, os processos e mecanismos de seleção, contratação e capacitação das equipes de Atenção Domiciliar e os meios de divulgação do SAD junto aos demais serviços de saúde e à comunidade, além dos processos de acompanhamento e avaliação.
Os módulos foram concebidos para serem independentes, ou seja, podem ser feitos em ordem aleatória sem impacto ao aprendizado. As certificações são feitas também de maneira separada, de acordo com a conclusão de cada módulo e sua carga horária.
O programa é composto por 18 módulos, que abordarão temas importantes para o cotidiano das Equipes de Atenção Domiciliar, que compõem os Serviços de Atenção Domiciliar do Melhor em Casa, e também para as Equipes de Atenção Básica, que também cuidam dos usuários no domicílio.
Para acessar o Programa e as regras de inscrição para cada um dos módulos ofertados, acesse o site da UNA-SUS.