A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/SAS/DAB/MS) em parceria com o DATASUS desenvolveram o Curso de Educação a Distancia sobre o Programa Bolsa Familia na Saúde. Esse curso é destinado aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias. Em 2013 serão disponibilizadas 13 turmas, sendo a primeira no período de 22 a 26 de abril. O calendário previsto para o primeiro semestre segue abaixo:
Abril Maio Junho
Primeira turma: 22 a 26 Segunda turma: 06 a 10 Quarta turma: 06 a 07
--- Terceira turma: 20 a 24 Quinta turma: 24 a 28
Para este ano, o curso foi atualizado com o objetivo de incluir conteúdos sobre a Ação Brasil Carinhoso, a parceria estabelecida com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Programa de Melhoria e Acesso a Qualidade da Atenção Básica – PMAQ e Contrato Organizativo de Ação.
Pública - COAP. Além disso, o módulo 4 do curso foi totalmente atualizado em virtude da inclusão de novas funcionalidades no Sistema de Gestão do PBF na Saúde como: atualização de endereços dos beneficiários, acompanhamento das famílias com a informação da área, micro área e profissional de saúde, vinculação de famílias aos Estabelecimentos de Assistência a Saúde de seu território, disponibilização de todas as mulheres acima de sete anos para identificação das gestante, com a finalidade de concessão do Beneficio Variável à Gestante (BVG) e a composição do público de acompanhamento obrigatório e não obrigatório.
Os interessados devem se cadastrar no endereço http://universus.datasus.gov.br em(external link) “acesso ao campus > novo usuário”. Na tela seguinte, deve-se clicar em “cadastramento de usuário”. É necessário ler todas as informações apresentadas, principalmente o “termo de adesão”. O cadastro deverá ser preenchido e ao final será enviada uma mensagem para o e-mail com instruções para finalização do procedimento. Ao voltar ao site UniverSUS, digite o usuário e senha (que foi criado no cadastro) no campo “acesso ao campus” e clique em "entrar". Desta maneira, os alunos terão acesso a uma tela com os cursos disponíveis, dentre os quais haverá o curso "Bolsa Família na Saúde”.
No primeiro acesso ao curso, aproveitem para se apresentarem no fórum de apresentação, conhecer todos os colegas da turma e visitarem a biblioteca. Para a primeira turma de 2013, as inscrições ficarão abertas de 22 a 24 de abril ou até completar o número máximo de 500 participantes. Outras informações pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br