24/04/2013
OMS reconhece que vírus H7N9 é um dos mais letais do mundo
Com agênciaO especialista Keiji Fukuda, da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que o vírus H7N9, identificado pelas autoridades da China, é um dos mais letais do mundo.
"Este é definitivamente um dos vírus da gripe mais letais que já vimos até agora," disse Fukuda. "Quando pensamos em vírus da gripe, este é um vírus extraordinariamente perigoso".
A China confirmou 108 casos e 22 mortes desde as primeiras infecções, em 31 de março.
Contudo, nesta quarta-feira surgiu o primeiro caso de infecção pelo vírus da nova gripe aviária fora da China.
Um homem de 53 anos tornou-se o primeiro caso de infecção pelo vírus H7N9 fora da China continental. Segundo as autoridades de saúde taiwanesas, o homem está em estado grave, depois de ter retornado de uma viagem à cidade chinesa de Suzhou.
Aumentando as suspeitas de que possa haver transmissão entre humanos do vírus H7N9, as autoridades confirmaram que o homem não teve contato com aves e não ingeriu carne mal cozida de aves durante sua viagem.
Fukuda acrescentou que o vírus H7N9 é facilmente transmissível.
"Acreditamos que esse vírus é mais transmissível a pessoas do que o H5N1", disse ele, lembrando que o vírus H5N1 matou mais de 360 pessoas no mundo, desde 2003.
Vigilância brasileira
No Brasil, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o Ministério está vigilante em relação aos casos registrados na China do H7N9.
O ministro ressaltou ainda que, até o momento, não há recomendação, por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), de restrição comercial com a China.
O que permanece, segundo ele, são medidas restritivas adotadas, desde 2006, nos portos brasileiros em relação à entrada de aves vivas provenientes daquele país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário