quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

1º Prêmio de Qualidade na Atenção ao Idoso

  • 29/12/2011 15:16
  • SES promove o 1º Prêmio de Qualidade na Atenção ao Idoso

    Créditos: Cica Almeida / SES MG

    SES promove o 1º Prêmio de Qualidade na Atenção ao Idoso

    O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, entregou nesta quinta-feira, 29/12, o 1º Prêmio de Qualidade na Atenção ao Idoso Residente em Instituição de Longa Permanência/ILPI.
    Com o objetivo de potencializar, estimular e reconhecer as ILPI’s, públicas ou filantrópicas sem fins lucrativos, a SES/MG concedeu um valor total de R$520.000, distribuído entre as cinco instituições com melhor desempenho na qualidade das ações em saúde ofertadas aos idosos residentes.

    O processo de avaliação do prêmio, que teve edital instituído em 14/06/11, foi realizado por uma comissão nomeada pelo Secretário Antônio Jorge, e composta por membros da SES/MG, do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e do Conselho Estadual de Saúde (CES). As instituições vencedoras foram dos seguintes municípios: Ubá, Teófilo Otoni, Piumhi, Resende Costa e Leopoldina.

    Para o Secretário de Saúde Antônio Jorge, “todas as instituições agraciadas com este recurso são merecedoras, e para estimular um trabalho de qualidade, é de extrema importância reconhecer o mérito”. O Secretário ainda enfatizou sobre a estima em priorizar a questão do idoso. “Acredito que dar a atenção necessária a este grupo da população é demonstrar um amadurecimento civilizatório. Este prêmio irá trazer benefícios para todos”.

    Representando os municípios vencedores (ver no fim do texto), a diretora da instituição Casa dos Velhinhos Grijalva Alves Terra, de Piumhi, Marlene de Souza Costa, ressaltou a importância da premiação para o aperfeiçoamento do trabalho voltado para a saúde dos idosos. “Este prêmio irá viabilizar vários projetos que não sairiam do papel devido às dificuldades financeiras que uma instituição filantrópica passa. Este incentivo reforça e estimula nosso trabalho”, afirma.

    A ILPI, por definição, é um ponto de atenção da rede de saúde que se constitui por instituições de caráter residencial, destinada ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.

    Segundo Eliana Bandeira, Coordenadora de Atenção ao Idoso da SES/MG, esta premiação é uma grande conquista. “O envelhecimento da população traz grandes desafios. Apesar de somar, até o momento, apenas 1% da população mineira, os idosos fazem parte de um grupo muito fragilizado, que merece atenção permanente”, declarou.
    A premiação também contou com a presença do Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer, do secretário municipal de saúde de Teófilo Otoni, Eduardo Tertuliano e dos representantes dos municípios vencedores da premiação.

    Programa Mais Vida

    O Programa Mais Vida é um projeto prioritário do Governo de Minas Gerais que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Para tanto, busca oferecer um padrão de excelência nas ações de saúde, de modo que a população tenha longevidade, com independência e autonomia.

    A missão do Programa é de implantar uma Rede de Atenção à Saúde da População Idosa no Estado, através de um sistema articulado e integrado, que assegure os princípios doutrinários do SUS de equidade, universalidade e integralidade. As ações do Programa Mais Vida incluem a descentralização da assistência, a organização da rede e a capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para a atenção à Saúde do Idoso.

    Constituindo um ponto de atenção da Rede, serão implantados os Centros de Referência em Atenção Secundária Especializada, denominados Centros Mais Vida (CMV), em todas as macrorregiões do Estado, com recursos do Tesouro Estadual. Estes Centros terão como missão a assistência especializada, por equipe multidisciplinar de saúde, à população idosa frágil, encaminhada pelos profissionais da Rede.

    O CMV é responsável, também, pela formação de recursos humanos em sua área de abrangência e, através dele, são disponibilizados exames de média e alta complexidade, conforme as necessidades individuais de cada paciente. Além disso, os idosos frágeis residentes em municípios distantes podem contar com a Casa de Apoio, um serviço de hotelaria para acolhê-los quando de sua estadia para atendimento nos Centros Mais Vida.

    INSTITUIÇÃO

    MUNICÍPIO

    VALOR (R$)

    1º lugar - Asilo São Vicente de Paulo

    Ubá

    170.000,00

    2º lugar- Sociedade Beneficente de Assistência Social, Cultural e Educacional Frei Dimas

    Teófilo Otoni

    125.000,00

    3º lugar- Casa dos Velhinhos Grijalva Alves Terra

    Piumhi

    100.000,00

    4º lugar- Lar São Camilo de Léllis

    Resende Costa

    75.000,00

    5º lugar- Asilo Santo Antônio

    Leopoldina

    50.000,00

















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário