segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Atenção Primária em debate

Gestão participativa na atenção primária em debate

ENSP, publicada em 05/12/2011

Promover o encontro de lideranças locais, profissionais, gestores, pesquisadores e parceiros, para juntos refletirem sobre o que é e como realizar uma gestão participativa na Atenção Primária à Saúde em Manguinhos, é o principal objetivo do evento Participação Social, Saúde da Família e Intersetorialidade: o desafio da construção local em Manguinhos, organizado pela iniciativa Teias-Escola Manguinhos no dia 8 de dezembro, às 9 horas, no auditório térreo da ENSP. Na ocasião, haverá ainda a posse do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos a partir das 11h30. A atividade é aberta ao público e será transmitida pela internet no Portal ENSP.

O objetivo do evento é fomentar o protagonismo dos movimentos sociais e dos usuários do SUS e efetivar uma gestão democrática que garanta acesso e acolhimentos dos usuários com qualidade. Abrindo o evento, a coordenadora da iniciativa Territórios Integrados de Atenção à Saúde (Teias-Escola Manguinhos), Elyne Montenegro Engstrom, proferirá a palestra A saúde da família em Manguinhos: acesso e qualidade do cuidado, na qual fará uma avaliação dos indicadores de saúde da população de Manguinhos e das propostas para melhoria do acesso e qualidade na Clínica da Família Victor Valla e no Centro Municipal de Saúde Manguinhos - ambos gerenciados pela gestão do Teias. A coordenadora pretende abordar também os desafios da construção da Rede de Saúde, além de apresentar resultados de indicadores de saúde e desempenho. Após a palestra de Elyne Engstrom, haverá a exibição do vídeo Saúde da Família: 100% Manguinhos.

De acordo com a coordenadora do Teias, os temas debatidos ao longo de todo o evento são prioridades para reflexão e ação para a gestão local do Teias-Escola Manguinhos - programa de cogestão da Atenção Primária no território adscrito à Fiocruz em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. "Durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde (realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro), foram discutidos os temas acesso e qualidade no SUS. Com a realização desse evento, pretendemos, aqui em Manguinhos, avaliar e propor ações locais que melhorem as condições de vida e saúde da população local", apontou Elyne.

Dando continuidade à atividade, será aberta a roda de conversa A gestão participativa no SUS, que contará com a participação do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, do subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Daniel Soranz, da presidenta do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 3.1, Maria de Fátima Gustavo Lopes, e da apoiadora de gestão participativa da iniciativa Teias Manguinhos, Patrícia Evangelista. A roda, moderada pelo coordenador de Cooperação Social da FiocruZ, Leonídio Madureira, pretende debater questões como: O que entendemos e como fazer gestão participativa na saúde? Como incorporar a abordagem dos determinantes sociais e da articulação intersetorial na gestão da Atenção Primária à Saúde? Como fomentar o protagonismo dos movimentos sociais e usuários do SUS na gestão da Atenção em Saúde, entre outros assuntos.

Por fim, encerrando a atividade, será realizada a posse do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos, uma proposta construída ao longo do período de existência do Teias Manguinhos por diversos atores da Fiocruz, gestores, profissionais da saúde, comunidade e assistência social, e que ganhou força na 1ª Conferência Livre de Manguinhos, realizada em junho deste ano. De acordo com Elyne, a posse dos 42 conselheiros, entre eles titulares e suplentes, é uma conquista que será celebrada no evento com os debates e seus convidados.

Sobre a iniciativa Teias-Escola Manguinhos:

A Iniciativa Teias visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS.

Essa iniciativa é fruto da cooperação tripartite inédita entre Fiocruz - sob a coordenação da ENSP -, governo estadual e Prefeitura do Rio de Janeiro, cujo objetivo é a conformação do bairro Manguinhos como um território de atenção à saúde integrada, transformador das práticas da atenção, bem como um espaço de inovação das práticas de ensino e de geração de conhecimento científico e tecnológico, que se traduzam em melhorias da condição atual de saúde e vida da população.

O projeto tem como finalidade integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, reunindo a cobertura de equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal, Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Apoio às Equipes de Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial, com ensino, pesquisa e inovação. Sua concepção está associada aos referenciais da promoção da saúde, com ações voltadas para a participação comunitária e intersetorialidade e a transformação das condições de vida local. O projeto busca a construção de redes e de um território integrado a partir da constituição da cobertura de 100% da saúde da família. Dessa forma, é possível integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde no território de Manguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário