terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Londrina sai na frente

Prefeito anuncia gratificação de 25% para agentes comunitários de saúde

Posted: 27 Dec 2011 06:31 AM PST

Barbosa Neto também garantiu que prefeitura vai realizar concurso público para 350 vagas para agentes comunitários de saúde

O prefeito Barbosa Neto, secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, e o chefe de gabinete e secretário municipal de Governo, Marco Antonio Cito, anunciaram na tarde de hoje (26), a criação de gratificação salarial de 25% para os agentes comunitários de saúde (ACS) e de concurso público para a área.

Com a gratificação, os 440 agentes comunitários de saúde, participantes do Programa Saúde da Família, terão acréscimo salarial de R$ 186,11 a partir de fevereiro de 2012, passando a receber R$ 930,58 mensais. Segundo o prefeito de Londrina, este será um dos maiores salários pagos aos ACS em todo país.

Barbosa Neto também anunciou a abertura de concurso público para a área da saúde com preenchimento de 350 vagas para agentes comunitários até junho do próximo ano, além das 18 vagas para médicos municipais. Com essa iniciativa, a Prefeitura contará com 3.525 funcionários na saúde.

Durante a reunião realizada na Vila da Saúde, o secretário de Saúde, Márcio Nishida, disse que o município vai acabar com a terceirização dos serviços prestados e que a contratação de mais servidores significa melhor atendimento à população. “A saúde, em Londrina, 20 anos atrás era uma das melhores do Paraná e com essa iniciativa do prefeito vai voltar a ser referência no estado”, afirmou o secretário municipal de saúde.

Os 440 funcionários vão poder contar com outros benefícios como uniformes, reajustes de 7%, além do acréscimo salarial de 25%. O prefeito também afirmou que, com o concurso público, haverá redução na jornada de trabalho dos ACS para seis horas diárias e os funcionários passarão a ser estatutários, o que garante estabilidade no emprego público e o fim das contratações por tempo determinado.

O contrato dos agentes comunitários tem validade até abril de 2013, mas depois de homologado o resultado final do concurso público –que será realizado no próximo semestre- o contrato perde a validade e os novos servidores vão passar a assumir os trabalhos.

O chefe de gabinete e secretário municipal de Governo, Marco Antonio Cito, disse que a municipalização dos serviços e o acréscimo salarial significam uma conquista para os funcionários. ”Este é um momento histórico para Londrina, porque com o próximo concurso a saúde pública será feita pelo poder público”, afirmou Marco Cito.

Cerca de cem funcionários da área da saúde estavam presentes na reunião e agradeceram ao prefeito pelo reconhecimento do trabalho realizado e pela gestão aberta às reivindicações dos trabalhadores e londrinenses.

Fotos: Vivian Honorato

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário