quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Boletim em saúde

Boletim sobre inovação em saúde aponta desafios

ENSP, publicada em 14/12/2011

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica de inovação em saúde e os interesses sanitários e econômicos relacionados a ela, o Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz (GIS) acaba de publicar o segundo número do Boletim informativo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). O novo número traz sugestões para uma agenda de pesquisa sobre o tema e aponta os principais desafios para uma articulação virtuosa entre as variáveis sociais e econômicas da saúde, visando minimizar a vulnerabilidade da política de saúde brasileira e promover, sustentavelmente, o desenvolvimento nacional. Em carta de apresentação, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/MS) e pesquisador da ENSP, Carlos Augusto Grabois Gadelha, ressalta que a publicação tem a finalidade de estimular a formação de conhecimento na área e subsidiar o desenvolvimento de políticas.

Além de Gadelha, que é coordenador acadêmico do GIS, também são autores do boletim a coordenadora executiva do grupo, Laís Costa, o docente e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP (Daps/ENSP) José Maldonado e a pesquisadora do GIS Taís Borges.

A nova publicação está dividida em três grandes temas: Saúde e desenvolvimento: abordagem teórica e definições conceituais, Desafios para o estabelecimento de uma agenda virtuosa e Considerações para uma agenda de pesquisa.

No boletim - cujo nome é Informe Ceis -, Gadelha esclarece que o aprofundamento do conhecimento sobre a dinâmica de inovação em saúde está baseado em um conceito mais amplo da saúde, que a situa no cerne da agenda de desenvolvimento nacional. Na carta de apresentação, Gadelha aponta que a revisão da relação entre as variáveis sociais e econômicas da saúde "apresenta particular importância neste momento histórico em que o Estado volta a explicitar seu papel primordial na definição e implementação de estratégias de desenvolvimento nacional. E que, ademais, a conjuntura internacional propicia oportunidades para a inserção competitiva brasileira".

Em sua mensagem, Gadelha destaca que os temas abordados nesse boletim são resultado de mais de uma década de análise da dinâmica do Sistema Produtivo da Saúde, ou Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). Resgatando a história, ele comentou que o primeiro volume do Informe Ceis buscou aprofundar o conhecimento acerca desse Complexo e da relação sistêmica observada entre os subsistemas que o compõem.

Para finalizar, Gadelha disse que o Informe Ceis está aberto a contribuições e aceita trabalhos científicos sobre o tema para publicação nas próximas edições. Ele lembra também que os interessados que ainda não recebem o boletim enviado pelo Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz (GIS) em seus endereços eletrônicos podem se inscrever pelo e-mail gis@fiocruz.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário