sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dengue..........

  • 24/02/2012 15:14
  • Plano de Contingência da Dengue é tema de Reunião na SRS-JF

    Créditos: Marcella Marques

    Plano de Contingência da Dengue é tema de Reunião na SRS-JF

    Nessa quinta-feira, 23/02, gestores municipais e diretores de hospitais se reuniram, na sede da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), para discutir o Plano de Contingência da Dengue.

    Os objetivos do plano são implantar medidas de saúde pública para intensificar o combate ao mosquito, a comunicação e a mobilização social. Implementar o processo de capacitação da atenção básica e hospitalar, melhorar o monitoramento e avaliação das ações, além da melhora da vigilância e assistência ao paciente como forma de evitar óbitos.

    Cada município que se encontra sob jurisdição da SRS-JF desenvolveu seu Plano de Contingência Municipal, e estes foram unificados a organização do Plano de Contingência Regional que irá nortear e preparar o Estado e municípios para as ações de controle e assistência de pacientes com sintomas da doença.

    Para Cláudio Reis, superintendente da Regional de Juiz de Fora, há uma necessidade de organizar o fluxo em todos os níveis da atenção para o acompanhamento dos casos da dengue. “Sabemos da sobrecarga que uma epidemia de dengue provoca na área da assistência, por isso precisamos ser proativos e buscarmos esta organização para enfrentarmos a doença. A dengue é uma constante preocupação do governo de Minas”, ressaltou.

    Ainda segundo ele, o Plano de Contingência “busca organizar a assistência em nível regional para os casos de dengue através da garantia de fluxos em relação à Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, formando pactos assistenciais entre os municípios”.

    De acordo com Paulo Tavares, referência técnica em dengue da SRS-JF, “o Plano de Contingência proporciona habilitar e preparar o município em caso de epidemia de dengue, uma vez que é possível nortear os atendimentos. Um dos grandes desafios encontrados é a falta de leitos hospitalares, por isso é necessário um melhor atendimento na Atenção Primária, evitando agravamentos da doença”, concluiu.

    Ele finalizou lembrando que “se não tivermos um controle do vetor poderemos colocar toda a população em situação vulnerável. Portanto, não podemos deixar de trabalhar com a prevenção da doença e a promoção das medidas de combate”.

    Controle Permanente

    Dando seguimento ao Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue (“Agora é Guerra: todos contra a Dengue”), lançado em novembro de 2010, o Estado lançou, no final do ano de 2011, a nova Campanha de Combate a Dengue para 2012: “Estado de Alerta: A Guerra continua”.

    O Programa Estadual é focado em dois pontos principais. O primeiro é controlar o vetor por meio da Vigilância e Mobilização Social. O Segundo é evitar os óbitos, preparando unidades básicas, Pronto Atendimento, hospitais microrregionais e macrorregionais para atenderem de forma eficiente e eficaz pacientes com sintomas da doença.

    Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

    Autor: Marcella Marques

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário