segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cuidado com o sol

S.O.S. queimadura: saiba como acalmar a pele e evitar o descascado

A dermatologista Flavia Piza, de São Paulo, dá 5 dicas para diminuir a vermelhidão da pele queimada de sol.

Publicado em 24/02/2012

Reportagem: Débora Lublinski e Roberta Lemgruber - Edição: MdeMulher

Conteúdo do site Boa Forma

Para evitar a vermelhidão a regra básica é sempre tomar sol com proteção solar.


Foto: Thinkstock


Bobeou, não passou filtro solar e queimou? Confira as dicas de Flavia Piza, dermatologista de São Paulo e membro da Sociedade Internacional de Dermatologia, para acalmar a pele e evitar o descascado

1. Aposte em uma loção pós-sol à base de camomila ou calêndula, que aliviam a ardor. Os produtos em gel têm efeito mais refrescante.

2. Borrife água termal gelada na área afetada - rica em minerais, ela tem efeito anti-inflamatório. Compressas com chá de camomila gelado também ajudam a amenizar a inflamação e acalmar a pele.

3. Beba bastante água porque ela combate a desidratação causada pela exposição ao sol.

4. Consuma alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, morango, manga) e E (castanhas, amêndoas, folhas verdes) ricos em antioxidantes que neutralizam os radicais livres, recuperando a pele.

5. Se estiver sentindo muita dor, tome um analgésico que contenha dipirona ou paracetamol, princípios ativos mais indicados para esse caso. Se a lesão for mais séria, porém, procure um dermatologista que possa analisá-la e recomendar um creme à base de corticoide. Se aparecerem bolhas, pode ser que seja necessário drená-las no consultório médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário