segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Agenda Estratégica

Agenda Estratégica para a Sáude no Brasil

É com enorme satisfação que divulgo informações sobre a reunião de entidades e militantes da Reforma Sanitária, do SUS, do setor saúde e da sociedade brasileira com o Ministro Padilha no dia 05 de agosto de 2011. A reunião ocorreu no Rio, na FIOCRUZ, durante o Seminário Preparatório à Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde - que oco rrerá no Rio de Janeiro de 19 a 21 de outubro próximo. À semelhança de outras reuniões, a coincidência com um evento nacional facilitou e ampliou a participação.
O encontro com o Ministro marcou o lançamento público de nossa AGENDA ESTRATÉGICA PARA A SAÚDE NO BRASIL http://www.saudeigualparatodos.org.br. O encontro foi precedido de de uma reunião (dia 04/08/2011) de entidades e militantes na ENSP e contou com o apoio de Paulo Gadelha, presidente da FIOCRUZ e Antonio Ivo, diretor da ENSP. Ambas as reuniões estão amplamente divulgadas nas páginas da Abrasco, Cebes, Rede Unida, dentre outras entidades. No sítio na Internet(http://www.saudeigualparatodos.org.br) é possível obter cópia do documento, enviar mensagens, deixar contribuições e participar do debate sobre as propostas para a saúde no país.O evento foi uma oportunidade de compartilhar nossas visões e expectativas, em um clima de diálogo que priorizou o debate sobre compromissos que melhorem o desempenho do Sistema Único de Saúde e as condições de saúde da população.
A AGENDA é um esforço bem sucedido da capacidade de diálogo das entidades e militantes em favor do pleno alcance dos propósitos e fundamentos do SUS e, ainda mais importante, do entendimento de que saúde é desenvolvimento e por isso precisa ocupar posição central nas políticas de desenvolvimento do país. A AGENDA &eacut e; o resultado de um movimento solidário, que sem definir chefes e subalternos e sem exigir a renúncia de pontos de vista e princípios de entidades e sujeitos, deseja mobilizar corações e mentes para que se alcance um SUS IGUAL PARA TODOS, desde governantes e trabalhadores até a academia e a sociedade brasileira.O documento não tem a cara de apenas uma entidade, é a síntese complexa e possível de múltiplos participantes. O documento olha o SUS de maneira sistêmica, buscando avanços que consolidem a materialização financeira, de gestão, da rede de serviç os, da força de trabalho, de ciência, tecnologia e inovação em nosso sistema de saúde. A AGENDA além de propiciar o debate, também abre a possibilidade de que as entidades signatárias e outras possam elaborar documentos individuais,ou sobre temas específicos, estabelecendo posições mesmo em contraste com o documento comum. Certamente apresenta lacunas e imprecisões, principalmente em áreas técnicas, que serão corrigidas e melhoradas, considerando o apreço dos signatários pelas melhores evidências e a capacidade de negociar interesses particulares em favor do bem da população brasileira. Defendo uma AGENDA de consenso, mas com plena independência de quaisquer benefícios financeiros e de outra ordem, provenientes de
empresas, instituições e indivíduos, cujos interesses criem constrangimentos na abordagem de temas de grande relevância, sejam eles o a borto ilegal, o desenvolvimento da capacidade pública na tecnologia da informação, a regulamentação de alimentos e bebidas, os acidentes e violências, a saúde mental, o envelhecimento saudável, ou a educação e a formação de trabalhadores de saúde. Não defendo a censura e tampouco identifico temas proibidos, ou que não devam ser abordados. O debate livre e esclarecido ainda é a melhor alternativa para o país. Todos os temas, incluídos ou não na AGENDA, precisam ser debatidos e formulados de modo a constituir referência para a atua&cce dil;ão de entidades e militantes nos múltiplos espaços de discussão e deliberação, seja o Conselho Nacional de Saúde e a 14a. Conferência Nacional de Saúde, ou a academia e a sociedade brasileira. Neste sentido, quero convidar a todos para participar desse esforço e a apresentar contribuições.

Obrigado pela atenção e um grande abraço,

Luiz Augusto Facchini - Presidente da Abrasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário