segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tabagismo: interferência na liberdade?

Controle do tabagismo: interferência na liberdade?

ENSP, publicada em 26/08/2011

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) retorna no dia 31 de agosto com um tema bastante controverso para a sociedade: Controle do Tabagismo: interferência na liberdade?. Quatro pontos de vista - o produto, o fumante, a indústria e o estado - serão explorados no debate por Humberto Coelho Martins (Gerência de Produtos derivados do Tabaco/Anvisa), Deborah Carvalho Malta (Secretaria de Vigilância em Saúde/MS), Paula Johns (Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil/ACTBR) e Tânia Maria Cavalcante (Comissão Nacional de Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco/Conicq), respectivamente. O evento está marcado para 14 horas no salão internacional da ENSP. Será aberto a todos os interessados e não é necessário inscrição prévia.

O Ceensp será coordenado pela pesquisadora da ENSP Vera Luiza da Costa e Silva. No dia 29 de agosto, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer lançam campanha no Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Tabagismo

Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável hoje no planeta. Um terço da população mundial adulta - cerca de 1,3 bilhão de pessoas - fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres. Já nos países desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). Leia mais informações na página do Inca.

É importante lembrar que, em 2007, a ENSP tornou-se uma instituição 100% livre do tabaco, resultado de uma iniciativa do Conselho Deliberativo da Escola, com a criação da Comissão para implantação do Programa Ambientes Livres de Tabaco, instituindo uma série de iniciativas para vetar o fumo dentro das suas unidades.

Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade da saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2011, foram nove as sessões realizadas, cujos temas abordaram: fatores da feminização da Aids no Brasil; a efetividade e segurança dos anorexígenos; os resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária no Brasil AMS/IBGE (dados de 2009); os conflitos da Mesa de Negociação do SUS; a necessidade da participação da sociedade no debate sobre a patente de medicamentos; a importância do Cartão SUS como uma ferramenta de modernização do sistema público de saúde brasileiro; debate ético e moral sobre a questão do aborto, envolvendo profissionais de saúde e do sistema judiciário brasileiro; debate sobre os conceitos de Cabanis e Flexner para a saúde pública; e os prós e contras da campanha de desarmamento voluntário no Brasil. Confira a cobertura completa dos Centros de Estudos realizados e acesse a programação dos próximos encontros no endereço www.ensp.fiocruz.br/ceensp/.

(Com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário