domingo, 21 de agosto de 2011

Portaria Programa Saúde na Escola

Informativo DAB 2011 Dia19/08/2011

A portaria estabelece novas regras em relação ao processo de gestão, monitoramento, avaliação e fluxo de transferência de recurso financeiro e lista os Municípios aptos a assinarem o instrumento de contratualização.




As Portarias do Programa Saúde na Escola (PSE) foram publicadas na última segunda-feira (8).

O Programa Saúde na Escola foi reestruturado para aprimorar a implementação nos territórios de responsabilidades. Este ano foi definida nova orientação para o processo de gestão, incluindo seu monitoramento, avaliação e fluxo de transferência de recurso financeiro. A transferência do recurso financeiro permanecerá sendo Fundo a Fundo na modalidade PAB Variável, compondo o Bloco de Financiamento da Atenção Básica do Pacto pela Saúde. A partir do exercício de 2011, a transferência de recurso financeiro e material do PSE, para os municípios credenciados ao Programa Saúde na Escola, está condicionada à assinatura pelos Secretários Municipais da Saúde e da Educação do Termo de Compromisso Municipal.

O Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) deve fazer a gestão do preenchimento desse Termo de Compromisso, exclusivamente no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle - SIMEC, definindo intersetorialmente (saúde/educação) as metas de cobertura das ações.

No Termo de Compromisso Municipal os gestores se comprometerão com um conjunto de metas anuais de cobertura de escolares beneficiados pelas ações do PSE, e vincularão as Equipes da Saúde da Família com as escolas do território.

Acesse a portaria que Estabelece o Termo de Compromisso Municipal como instrumento para o recebimento de recursos financeiros do Programa Saúde na Escola (PSE).-http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/pri1910_08_08_2011.html

O PSE é uma ação fundamental de integração dos setores, saúde e educação, para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas publicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!


Um comentário:

  1. Prezados,

    Pedimos sua ajuda para a divulgação do Curso Educação e Saúde na Escola da UFMG. Esse Curso será gratuito e ofertado na modalidade a distância, tendo duração de seis meses. Estão sendo disponibilizadas 500 vagas distribuídas em 10 polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) no estado de Minas Gerais.

    As inscrições para Cursistas já estão abertas até o dia 03/03/2013. Se possível, favor dar ampla divulgação.

    Para mais informações acesse o nosso site: www.educacaoesaude.net.br ou o Edital: https://www2.ufmg.br/ead/ead/Home/Noticias/Inscricoes-abertas-para-curso-de-aperfeicoamento-em-Educacao-e-Saude-na-Escola.

    Desde já agradeço!

    Atenciosamente,
    Antônio Artur de Souza

    ResponderExcluir