domingo, 21 de agosto de 2011

Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde

16/07/2011

Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde: inauguração será no dia 25 de julho

 Falta pouco mais de uma semana para a inauguração do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), instituição internacional, criada pelo Conselho Sul-Americano de Saúde (Unasul-Saúde). O Isags, cuja sede está localizada na cidade do Rio de Janeiro, terá como diretor-executivo, durante os próximos três anos, o ex-ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão. A conferência inaugural do Isags será feita pela Secretária-Geral da Unasul, Maria Emma Mejía, que falará sobre o tema ‘A Unasul e os desafios da integração regional'. A solenidade de inauguração será transmitida pelo Canal Saúde/Fiocruz , ao vivo, pela Internet.

A criação do Isags visa promover o intercâmbio, a reflexão crítica, a gestão do conhecimento e a geração de inovações no campo da política e governança da saúde, colocando à disposição dos Ministérios da Saúde da América do Sul as melhores praticas e evidências para qualificar a administração no setor.

Participarão da cerimônia de inauguração ministros e vice-ministros da Saúde dos 12 países-membro, entre os quais o ministro da Saúde Pública do Uruguai, Jorge Venegas, que ocupa a presidência Pro Tempore da Unasul-Saúde. Os ministros da Saúde e das Relações Exteriores do Brasil, respectivamente, Alexandre Padilha e Antonio Patriota, também estarão na cerimônia. No mesmo dia, também será lançado oficialmente o Portal do Isags, que poderá ser acessado pelo endereço: www.isags-unasursalud.org

Nos quatro dias seguintes à inauguração, especialistas dos 12 países integrantes da Unasul participarão da oficina em que será discutido o tema Sistemas de Saúde da América do Sul: desafios para a universalidade, integralidade e equidade. Neste encontro, estará em debate o mais completo perfil, feito até agora, sobre a saúde na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A ideia é estabelecer a troca de conhecimentos e a reflexão sistemática sobre os sistemas de saúde de cada um dos países-membro da Unasul, com a identificação de pontos fortes e de debilidades, de forma a que permita o desenvolvimento de linhas de cooperação e trabalho para o Isags.

Integrante do Conselho Consultivo do Isags, Rets-Unasul fomentará reflexão sobre temas importantes para a formação de técnicos em saúde da Região

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) é uma entidade intergovernamental, de caráter público, integrante do Conselho de Saúde Sul-Americano da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Foi criado pelo Conselho Chefes de Estado e de Governo da Unasul, por proposta do Conselho de Saúde Sul-Americano, reunido em Cuenca, Equador, em abril de 2010.

O Isags tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de lideranças de sistemas, serviços, organizações e programas em áreas da saúde, bem como prestar apoio técnico às instituições de governo do setor saúde. Suas atividades serão desenvolvidas em articulação com os Ministérios da Saúde da Unasul.

Seu plano de trabalho plurianual tem por base as prioridades definidas no Plano Quinquenal 2010-2015 do Conselho de Saúde Sul-Americano, além das necessidades identificadas pelos Ministérios da Saúde. As três funções básicas do Instituto são: gestão e produção do conhecimento, desenvolvimento de lideranças e assessoramento técnico, que são desenvolvidas de forma participativa, tanto para a identificação de problemas, quanto para o encaminhamento e compartilhamento de soluções. Sua estrutura organizacional é composta por dois Conselhos - Diretivo e Consultivo - e pela Direção Executiva.

A função do Conselho Diretivo é orientar as atividades do Instituto em função das prioridades do Conselho de Saúde Sul-Americano. É constituído pelos delegados designados pelos Ministros de Saúde dos países-membro.

Cabe ao Conselho Consultivo formular recomendações relativas ao planejamento, gestão, execução e avaliação dos programas desenvolvidos pelo Isags. O Conselho é formado pelos Coordenadores dos Grupos Técnicos da Unasul-Saúde e pelos Coordenadores das Redes de Instituições Estruturantes da Unasul:

  • Rede de Institutos Nacionais de Saúde (Rins)
  • Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp)
  • Rede de Escolas Técnicas de Saúde (Rets-Unasul)
  • Rede de Oficinas de Relações Internacionais em Saúde (Oris)
  • Rede de Institutos Nacionais de Câncer (Rinc)

À Direção Executiva cabe a gestão do Isags, de acordo com seus objetivos, funções, políticas, planos, programas e projetos determinados e aprovados pelo Conselho Diretivo.

Fonte: Comunicação - Isags



Nenhum comentário:

Postar um comentário