segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Deodápolis - Mato Grosso do Sul - Capacitação

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Saúde de Deodápolis promoveu nos dias 18 e 19 de agosto no salão do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), os módulos III e IV do Curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, com ênfase em Saúde Bucal.

O curso foi ministrado pela cirugiã dentista Maria do Carmo Dias R. da Cunha e a Enfermeira Walquiria de Mello Dorotéio, que contou com total apoio do Secretário de Saúde Fábio César Martins.

A palestrante do evento cirurgiã dentista Maria do Carmo disse que o objetivo foi capacitar os agentes nas questões referentes a transmitir informações sobre promoção de saúde prevenção de doenças bucais, orientação as famílias sobre higienização, autocuidado, cadastramento e referenciamento as famílias nos bairros. Foi estruturado com carga horária de 40 horas, sendo desenvolvido um total de 04 módulos de 04 horas cada, e a dispersão de 24 horas, no período de julho a agosto de 2011, onde os Agentes Comunitários de Saúde fizeram visitas domiciliares coletaram, em ficha, dados sobre práticas e hábitos de interesse em saúde bucal dos membros das famílias cadastradas.

Para o secretário municipal de Saúde Fábio César Martins, esses cursos de capacitação para os profissionais da área de saúde resultam de forma positiva, além de melhorar a capacidade profissional incentiva a interatividade entre a área de saúde e a comunidade deodapolense. Que ao término da capacitação, não temos a intenção de encerrar este trabalho concluiu o mesmo. A capacitação é um processo contínuo. Serão necessários, ao seu tempo, os outros ciclos, a fim de atualizar e complementar os conhecimentos e práticas adquiridas.

Segundo informou a Enfermeira Walquiria e a cirurgiã dentista Maria do Carmo, este trabalho também faz parte de um trabalho de conclusão do Curso de Pós-graduação em Atenção Básica em Saúde da Família, na modalidade a distância que estamos concluíndo. O TCC deverá ser inovador e contribuir para resolução de problemas diagnosticados na área de trabalho. O projeto deixará de ser estéril e servirá para estimular a pesquisa no ambiente de trabalho. O curso é parte de um projeto que trabalha como instituição financiadora o Ministério da Saúde, instituições promovedoras: UFMS, FIOCRUZ e UNA-SUS e as instituições parceiras: Secretaria de Estado de Saúde- SESAU, Secretaria Municipal de Saúde Pública e ASMGFAC. O curso tem o objetivo de adequar competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, de acordo com as necessidades pelo SUS no Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo o prefeito Manoel Martins, consideramos este trabalho como o primeiro passo para uma mudança do modelo de atenção odontológica – de um modelo assistencialista e curativista para um modelo preventivo. Acreditamos que os agentes, junto ao PSF, certamente serão os grandes responsáveis por esta mudança, dou todo apoio para que este trabalho seja estendido aos demais agentes de saúde finalizou o prefeito.


MS Cidades


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário