segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DST/AIDS?HEPATITES VIRAIS - avliação

Monitoramento e Avaliação: reunião acontece em Brasília

ENSP, publicada em 29/08/2011

Teve início em Brasília o Seminário Internacional de Avaliação de Desempenho de Sistemas Complexos de Enfrentamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais. O objetivo do evento é discutir modelos de avaliação de desempenho que têm sido desenvolvidos em diferentes partes do mundo e, principalmente, definir um plano de avaliação de desempenho das ações do Programa Nacional de DST/Aids. O Seminário conta com a participação de 50 técnicos do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde e pesquisadores da ENSP, e acontecerá até o dia 31 de agosto. O evento foi organizado pela ENSP, por meio do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, e o apoio técnico-financeiro do Centers for Disease Control and Prevention.

Para Marly da Cruz Marques, que está à frente da organização do evento juntamente com Elizabeth Moreira - ambas pesquisadoras do Laser/Densp -, a avaliação de desempenho tem sido um tema prioritário para o Governo Federal. "Saber do desempenho do nosso Sistema Único de Saúde é de grande valia, e isso tem sido feito com muito afinco pelo Governo. E nós, da ENSP, temos apoiado o Departamento na área de Monitoramento e Avaliação", disse.

Ela lembrou, ainda, que há cerca de três anos, por meio desse acordo de cooperação que a Escola tem com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, foi realizado um seminário internacional nessa área, e destacou também que o curso oferecido pela ENSP de especialização em Avaliação em Saúde na modalidade a distância faz parte desse acordo.

Marly explicou que o Seminário será dividido em dois momentos. O primeiro dia terá a participação dos técnicos do Departamento e outros profissionais da ENSP e da SVS que farão parte de discussões teórico-metodológicas e assistirão à conferência de abertura Perspectivas e desafios dos sistemas complexos de saúde pública, proferida por Laura Porter, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC Brazil), e por Astrid Brousselle, do Sherbrook and Montreal University. A mesa será mediada pelo diretor do CDC Brazil, Aristides Barbosa.

Já nos dias 30 e 31 de agosto, os pesquisadores e profissionais que trabalham com o tema da avaliação de desempenho discutirão o plano de avaliação de desempenho do programa do Departamento de DST/Aids e farão comentários e sugestões para o aprimoramento desse modelo integrado. "Uma das coisas mais relevantes desse encontro é a possibilidade de compartilhamento da nossa experiência com parceiros externos. Esse olhar pode nos auxiliar na produção interna e nos fazer avançar mais na nossa proposta de avaliação".

Entre os objetivos específicos dessa reunião estão a discussão dos modelos para avaliar desempenho e sucesso do desempenho de sistemas e práticas de saúde pública complexas; discussão do estado da arte de modelos para avaliar o desempenho de sistemas de saúde pública complexos; discussão do modelo integrado desenvolvido para monitorar e avaliar o desempenho do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais; discussão do Plano Nacional de Monitoramento e Avaliação; e a definição de estratégias de cooperação entre parceiros envolvidos na implementação do Plano Nacional de Monitoramento e Avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário