Rio+20: onde fica a Saúde na Conferência?
Vinte anos depois da II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced) ou ‘Rio 92', como ficou conhecido o primeiro grande evento mundial a discutir o desenvolvimento sustentável e a possibilidade de reverter o acelerado processo de degradação ambiental em que vivemos e que afeta principalmente as populações mais carentes do planeta, a cidade do Rio de Janeiro volta a sediar um evento histórico: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Cnuds).
Não há dúvidas sobre a importância do evento, mas a divulgação da versão preliminar do documento final da Conferência causou um grande descontentamento entre os trabalhadores e autoridades nacionais e mundiais da Saúde. O fato de o tema praticamente não ser mencionado no texto acabou resultando num grande movimento internacional a favor de mudanças.
Para contribuir com esse debate, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) decidiu realizar em sua sede, em Washington D.C., com transmissão direta pela Internet (via Elluminate), uma série de seminários que trarão assuntos de grande relevância para a discussão da saúde no âmbito do desenvolvimento sustentável. Os seminários visam informar os profissionais da Organização, bem como todos aqueles que se interessarem pelas discussões, a fim de qualificar os debates a serem realizados. O primeiro seminário foi realizado no dia 8 deste mês e os demais ocorrerão todas as quartas-feiras até o dia 13 de junho. As transmissões, algumas em inglês e outras em espanhol, acontecerão das 12h às 3h (Horário de Washington).
Para os que não puderem assistir ao vivo, será possível acessar as gravações posteriormente por meio da PAHO Rio+20 Toolkit, onde também estará disponível a programação completa dos seminários - datas, temas e nome dos palestrantes.
No Brasil, Ministério lidera o movimento pela inclusão da Saúde na Conferência
O Ministério da Saúde do Brasil também está juntando esforços e realizando iniciativas para assegurar que a saúde esteja presente não só nos debates que ocorrerão durante a Rio+20, mas também na declaração final da Conferência.
Para isso, o Ministério está elaborando um documento que trata das relações da
saúde com o desenvolvimento sustentável e que dialogue com economia verde e governança, temas principais da Conferência. O documento estará disponível para consulta pública e será apresentado e debatido em um seminário preparatório que acontecerá nos dias 7 e 8 de maio deste ano, em Brasília.
Além disso, também estão sendo pleiteados dois espaços na Conferência para a realização de debates e atividades de interesse da Saúde, envolvendo representantes do governo e da sociedade, em âmbito nacional e internacional.
Sobre a Rio + 20
"Os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Têm direito a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com a natureza". Esse foi o Princípio 1 da Declaração da Rio 92 sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que reconheceu que uma população saudável é a base para o progresso e para o desenvolvimento sustentável. Apesar disso, o pilar econômico tem sido priorizado em detrimento dos sociais e ambientais, mesmo com o passar dos anos.
A próxima Rio + 20 - oficialmente designada como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - acontecerá de 20 a 22 de junho de 2012, e todos os envolvidos esperam que a Saúde tenha enfoque nas discussões, e que as estratégias de mudança se tornem eficientes, para que assim, seja possível alcançar o objetivo das Nações Unidas: estabelecer os "os alicerces de um mundo de prosperidade, paz e sustentabilidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário