Rio+20 na revista Ciência e Saúde Coletiva
ENSP, publicada em 15/02/2012
Questões ambientais sob a perspectiva da saúde é o tema da edição de fevereiro (vol.17 nº.2) da revista Ciência e Saúde Coletiva, voltada para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho. Em seu editorial, o número temático traz a assinatura do pesquisador da ENSP Ary Carvalho de Miranda, em texto que aborda os dilemas da Rio+20 e o contexto em que o evento mundial acontece. A edição traz ainda 27 artigos, dentre os quais 8 têm a participação dos pesquisadores da Escola. Acesse aqui a revista.
A revista apresenta textos que tratam das relações entre biossegurança, proteção ambiental e saúde; propostas metodológicas para inserção da saúde nos licenciamentos ambientais; contaminação por agrotóxicos, amianto, chumbo e ausência de informações sobre organismos geneticamente modificados no país. Também são tratados vários temas ligados à saúde do trabalhador, que inclui a questão do ambiente social.
A edição de fevereiro apresenta ainda artigos sobre temas de extrema importância para a saúde coletiva, como a questão da masculinidade na prevenção do HIV/Aids, da religiosidade e da tradição popular na interpretação das doenças.
Rio+20
A Conferência Rio+20 ocorrerá no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012, marcando o 20° aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10° aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002. Seu objetivo é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
A Rio+20 foi tema da semana comemorativa dos 57 anos da ENSP, realizada em setembro de 2011.
Artigos dos pesquisadores da ENSP
Biossegurança, saúde, ambiente e comunicação de riscos: um debate necessário - Frederico Peres.
A saúde no licenciamento ambiental: uma proposta metodológica para a avaliação dos impactos da indústria de petróleo e gás - Eduardo Macedo Barbosa, Martha Macedo de Lima Barata e Sandra Hacon.
Serão os carrapaticidas agrotóxicos? Implicações na saúde e na percepção de riscos de trabalhadores da pecuária leiteira - Tatiana Pastorello Pereira da Silva, Josino Costa Moreira e Frederico Peres.
Amianto, perigo e invisibilidade: percepção de riscos ambientais e à saúde de moradores do município de Bom Jesus da Serra/Bahia - Marcela de Abreu Moniz, Hermano Albiquerque de Castro e Frederico Peres.
Indicadores para Centros de Referência em Saúde do Trabalhador: proposição de um sistema de acompanhamento de serviços de saúde - Camila Corrêa Jacques, Bruno Milanez e Rita Mattos.
Sindicalismo, condições de trabalho e saúde: a perspectiva dos profissionais da educação do Rio de Janeiro - Kátia Reis de Souza e Jussara Cruz de Brito.
Estudos de biomonitoração do sistema urinário, circulatório e tecidos indicam grande exposição ao Bisfenol A - Laura Vandenberg, Ibrahim Chahoud, Jerrol Heindel, Vasantha Padmanabhan, Francisco Paumgartten, Gilbert Schoenfelder.
Consumo de medicamentos por trabalhadores de hospital - Tatiana Chama Borges Luz, Vera Lucia Luiza, Fernando Avelar, Yara Hahr Marques Hökerberg e Sonia Regina Lambert Passos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário