quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Acompanhamento

Posted: 18 Dec 2013 01:27 AM PST
PL busca instituir programa de entrada de idosos em hospitais e postos de saúde. Objetivo é garantir cadastramento para acompanhar e agendar consultas
 
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o Projeto de Lei 3045/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que institui o Programa de Entrada de Idosos em hospitais e postos de saúde. O objetivo é garantir o cadastramento de idosos nas unidades de saúde para acompanhar e agendar consultas, além de dar orientações preventivas e assistência domiciliar para os que têm dificuldade de locomoção.
 
O relator, deputado João Dado (SDD-SP), recomendou a aprovação com o argumento de que a proposta não cria novas despesas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele analisou somente a adequação financeira e orçamentária do projeto. “De fato, já faz parte da política do SUS garantir atenção integral à saúde da população idosa”, apontou.
 
A proposta foi aprovada com uma alteração feita pelo relator. Ele definiu que os recursos necessários para a aplicação da lei sairão do Orçamento da Seguridade Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, conforme regulamento a ser editado em até 60 dias após sua pblicação. O projeto original atribui somente à União a responsabilidade pelas despesas.
 
“O financiamento do SUS, por força da Constituição Federal, cabe aos três entes federados”, ressaltou Dado. O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
A proposta pode ser vista na íntegra em camara.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário