Promoção da saúde no ambiente de trabalho
O formulário foi traduzido e adaptado para a cultura brasileira a partir de um importante instrumento de pesquisa desenvolvido pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
Elaborado no âmbito do Laboratório de Inovação Assistencial na Saúde Suplementar, realizado em parceria com a Opas, sob a coordenação do médico Alberto Ogata e das professoras Patrícia Soarez (USP) e Rozana Ciconelli (Unifesp), o formulário é respondido pelos responsáveis pelos programas e inclui perguntas sobre as principais ações que podem ser tomadas no ambiente de trabalho para a promoção da saúde dos funcionários
As questões abordam 12 temas: apoio organizacional;
controle do tabaco; nutrição; atividade física; controle de peso; gestão
do estresse; gestão da depressão; pressão arterial elevada; colesterol
elevado; diabetes; sinais e sintomas de ataque cardíaco e acidente
vascular cerebral; e resposta de emergência para ataque cardíaco e
derrame.
O aumento de doenças crônicas não-transmissíveis, em todo o mundo, está relacionado, em grande parte, ao estilo de vida não saudável da população: pouca atividade física, alimentação inadequada, tabagismo e uso abusivo do álcool.
Neste contexto, o ambiente de trabalho torna-se cada vez mais um espaço importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
Acesse aqui o formulário Worksite HealthScoreCard: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=13462
Fonte – site ANS
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