terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Importante instrumento


Promoção da saúde no ambiente de trabalho

Promoção saúde no trabalho
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) torna disponível para a utilização de profissionais de saúde no Brasil, um formulário para ajudar empregadores a avaliar seus programas de promoção da saúde, identificar lacunas e priorizar intervenções de alto impacto para prevenir doenças crônicas.


O formulário foi traduzido e adaptado para a cultura brasileira a partir de um importante instrumento de pesquisa desenvolvido pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Elaborado no âmbito do Laboratório de Inovação Assistencial na Saúde Suplementar, realizado em parceria com a Opas, sob a coordenação do médico Alberto Ogata e das professoras Patrícia Soarez (USP) e Rozana Ciconelli (Unifesp), o formulário é respondido pelos responsáveis pelos programas e inclui perguntas sobre as principais ações que podem ser tomadas no ambiente de trabalho para a promoção da saúde dos funcionários

As questões abordam 12 temas: apoio organizacional; controle do tabaco; nutrição; atividade física; controle de peso; gestão do estresse; gestão da depressão; pressão arterial elevada; colesterol elevado; diabetes; sinais e sintomas de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral; e resposta de emergência para ataque cardíaco e derrame.

“Os profissionais de saúde brasileiros têm agora um importante instrumento – o primeiro disponível com este escopo em língua portuguesa – para colaborar na promoção de saúde nas empresas. Muitos trabalhos que comprovam que os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças realizados no ambiente de trabalho trazem resultados relevantes para a qualidade de vida das pessoas”, ressalta a gerente de Monitoramento Assistencial da ANS, Kátia Audi.

O aumento de doenças crônicas não-transmissíveis, em todo o mundo, está relacionado, em grande parte, ao estilo de vida não saudável da população: pouca atividade física, alimentação inadequada, tabagismo e uso abusivo do álcool. 

Neste contexto, o ambiente de trabalho torna-se cada vez mais um espaço importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Acesse aqui o formulário Worksite HealthScoreCard: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=13462
Fonte – site ANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário