Cuidados para armazenamento de água em filtro e garrafinha
por Wander Veroni
Seja no calor ou no frio, não importa: em qualquer época do ano faz bem para a saúde beber água. Segundo especialistas, a água é um líquido essencial para o funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, como por exemplo, o controle da temperatura corporal. No entanto, na hora da hidratação diária, é necessário verificar se a higienização do filtro ou da garrafinha está adequada para evitar complicações para a saúde, tais como febre, dores abdominais, febre tifóide, Cólera, Hepatite A, entre outras.
“O maior risco é o adoecimento, que pode se manifestar em diversos sintomas como dor de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia”, explica a diretora de Vigilância Sanitária de Alimentos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Cláudia Parma Machado. Ainda segundo a sanitarista, todo cuidado é pouco na higienização de filtros e na reutilização de garrafinhas plásticas. O ideal é utilizar garrafinhas plásticas que tenham sido originalmente de água mineral. "Não é recomendada a reutilização de garrafas plásticas que contiveram suco ou refrigerante", aponta. Assim, deve-se prreferir garrafas de vidro, pois a limpeza e higienização são mais eficazes. "A vida útil de cada embalagem varia, mas o importante é descartá-las definitivamente quando apresentam rachaduras, ranhuras, amassamentos e mudança de coloração”, orienta Cláudia.
A auxiliar administrativa, Regina Monteiro, 39 anos, natural da cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, passou por um pequeno mal estar, devido à má higienização do filtro de água no local em que trabalha. No ano passado, Regina enfrentou muita diarreia e náuseas, de uma hora para a outra. "Fiz vários exames médicos, até que descobri o início de uma infecção estomacal. Preocupado, meu médico pensou em algo mais sério, como cólera, mas graças a Deus não era isso e consegui iniciar o tratamento bem no começo", revela.
Após conversar com o especialista, foi orientada a a ter mais cuidado com os alimentos e, principalmente, com água. "Fiquei com isso na cabeça até que comecei a vasculhar os meus hábitos. No trabalho, percebi que o filtro não era higienizado há muito tempo. Mobilizamos os colegas para que o filtro de água comece a ser limpo de forma regular, pois desse modo estamos cuidando da saúde de todos”.
E Regina está certa. Segundo a diretora de Vigilância Sanitária de Alimentos da SES-MG, Cláudia Parma Machado, a higienização regular do filtro garante uma água de melhor qualidade para o consumo e deve ser feita de acordo com as particularidades de cada aparelho. “Existem, no mercado, vários tipos de filtros ou sistemas de filtração da água potável", lembra a especialista. No caso dos filtros com vela cerâmica (compostos de carvão em pó e cerâmica porosa), o recomendado é trocá-lo quando ele fica saturado (fica escuro, marrom escuro). "Muitas pessoas o reaproveitam, fazendo abrasão (limpeza) do filtro com açúcar ou sal, mas este procedimento não é recomendado porque retira todo o poder filtrante do material externo", observa Cláudia. Já no caso dos filtros de ozônio, a higienização, geralmente, é realizada pela empresa que o comercializou, havendo a programação da substituição do elemento filtrante. "O mesmo se aplica a outros tipos de filtros”, complementa.
Mas não é só com o filtro que devemos tomar cuidado. Regina conta também que tem como costume usar garrafinha de plástico para armazenar água. “No meu dia a dia, passo horas sentada na frente do computador. Para não ficar sem beber água, deixo uma garrafinha ao lado para beber sempre que tenho sede”, comenta. No entanto, a auxiliar administrativo se diz surpresa ao saber que a garrafinha descartável tem vida útil. “Não sabia que não é recomendado usar garrafas de refrigerante ou de suco, muito menos que elas têm prazo de validade. Vou ficar mais atenta a esse detalhe também. Sempre usei garrafas de refrigerante de dois litros para armazenar água em casa. Acho que vou voltar a usar a garrafa de vidro, como no tempo da minha avó”, brinca.
Apesar do alerta, não há motivo para desespero daqueles que também usam uma garrafinha de plástico descartável para guardar água. A diretora de Vigilância Sanitária de Alimentos da SES-MG, Cláudia Parma, ensina, inclusive, como fazer a higienização correta. “No caso da higienização da garrafinha de água (aqui estamos falando de embalagem reutilizada), água e sabão resolvem, mas depois dessa limpeza, é recomendável uma solução desinfetante, utilizando a água sanitária (cloro) na proporção de uma colher de sopa de água sanitária (a 1%) para 1 litro de água potável. Enxaguar bem a garrafinha depois de utilizar esta solução”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário