quarta-feira, 20 de março de 2013

Ajudando no diagnóstico


Posted: 17 Mar 2013 06:35 AM PDT
Agente de imagem Lymphoseek pode determinar se as células cancerosas se espalharam para outros órgãos do corpo
 
A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou a Injeção Lymphoseek (tecnécio Tc 99m tilmanocept), agente radioativo de diagnóstico por imagem que ajuda os médicos a localizar linfonodos em pacientes com câncer de mama ou melanoma que são submetidos a cirurgia para remover gânglios linfáticos que drenam tumores.
 
Os gânglios linfáticos filtram fluidos que correm através dos tecidos do corpo. Este fluido pode conter células cancerosas, em especial se o líquido drena uma parte do corpo que contém um tumor. Através da remoção cirúrgica e examine dos gânglios linfáticos que drenam um tumor, os médicos às vezes podem determinar se o câncer se espalhou.
 
Lymphoseek é um agente de imagem que ajuda a localizar os gânglios linfáticos, e não uma droga que ajuda a visualizar o câncer. Lymphoseek é a primeira nova droga usada para o mapeamento de linfonodos a ser aprovada em mais de 30 anos. Outras drogas aprovadas pela FDA utilizadas para o mapeamento do linfonodo incluem enxofre coloidal (1974) e isosulfan azul (1981).
 
"Remoção e exame patológico dos linfonodos de um tumor primário são avaliações diagnósticas importantes para alguns pacientes com câncer de mama ou melanoma. Para usar Lymphoseek, os médicos injetam a droga na área do tumor e, mais tarde, utilizando um detector de radiação portátil, encontram nódulos linfáticos que fixaram Lymphoseek", explica Shaw Chen, da FDA.
 
A segurança e eficácia de Lymphoseek foram estabelecidas em dois ensaios clínicos de 332 pacientes com melanoma ou câncer de mama. Todos os pacientes foram injetados com Lymphoseek e um corante azul, outra droga usada para ajudar a localizar os linfonodos.
 
Cirurgiões posteriormente removeram linfonodos suspeitos para exame patológico. Os resultados mostraram que Lymphoseek e o corante azul haviam localizado a maioria dos nódulos linfáticos, embora um número notável de nódulos tenha sido localizado apenas por Lymphoseek.
 
Os efeitos secundários mais comuns identificados em ensaios clínicos foram a dor ou irritação no local da injeção.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário