quarta-feira, 13 de março de 2013

Estado de greve


Posted: 11 Mar 2013 09:45 AM PDT


ACE Priscila Miranda - Presidente do sindicato informou que pode decretar estado de greve se proposta do governo for mantida



A insatisfação com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura faz com que o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira-MG (Sintsepmi) não descarte a possibilidade de a categoria entrar em greve. Essa ação, porém, ainda é colocada como última alternativa e os sindicalistas irão aguardar os desdobramentos da próxima rodada de negociações para decidir se adotarão esta postura.

O certo é que, durante a próxima reunião com os representantes do Executivo, o sindicato promoverá um ato público com paralisação às portas da Prefeitura. A manifestação é uma tentativa de sensibilizar o Governo Municipal para melhorar as ofertas de reajuste salarial e de benefícios feitos aos servidores. De acordo com informações do Sintsepmi, existe uma forte disposição dos servidores para “adotar um estado de greve”. Dependendo dos rumos nas negociações, isso poderá ser aprovado em breve.

A motivação para considerar a realização de uma greve se deve, conforme dados do sindicato, a uma situação de trabalho considerada “precária” e uma sobrecarga de atividades para o servidor. Somada a essa situação estão os salários que são vistos como baixos e com reajustes nos últimos anos insatisfatórios para a categoria.

A atual proposta da Prefeitura não configura uma alteração das últimas políticas de aumento salarial, uma vez que os 9% oferecidos estão divididos em 6,2% de recuperação da inflação – tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – e 2,8% de ganho real.

“Os servidores estão bastante indignados com a discrepância entre o aumento generoso concedido aos secretários municipais [66%] e o reajuste irrisório oferecido a nós. A grande maioria está frustrada, pois possuía esperanças de que este governo valorizaria a categoria, conforme promessas de campanha. Daremos um passo de cada vez e esperaremos o resultado da próxima reunião de negociação”, ressaltou em comunicado enviado ao Diário a presidente do sindicato, Priscila Miranda Xavier Costa, e a tesoureira, Josiane Assis de Boucherville.

Na avaliação do Sintsepmi, o atual Orçamento Fiscal da Prefeitura permite que o reajuste seja maior e com melhores condições de benefícios. Porém, para que se alcance essa melhoria é necessário mobilização dos trabalhadores. 

“O sindicato acredita que, se houver mobilização da categoria, a proposta tende a melhorar, e há claros sinais de que a categoria está mobilizada. O Orçamento da Prefeitura permite, sim, que a proposta melhore”, destacou o comunicado assinado pelas sindicalistas.

Para a próxima rodada de negociações o sindicato irá apresentar uma contraproposta que prevê reajuste salarial de 23,82% e cartão-alimentação de R$ 290,88 para os servidores que ganham até cinco salários mínimos – hoje avaliados em R$ 3.390. O documento elaborado pela categoria tem 42 cláusulas divididas em blocos: econômico, social e organização de mão de obra, educacional, saúde, segurança e organização por local de trabalho e sindical.
 
 
FONTE: BLOG ACE PRISCILA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário