O informativo do grupo de pesquisa AQUARES apresenta os principais resultados do estudo que incluiu 14.347 crianças menores de sete anos, suas mães e suas famílias, residentes em setores censitários onde se localizavam serviços de atenção básica à saúde.

O trabalho envolveu mais de 50 profissionais, sendo 32 entrevistadores, seis supervisores de trabalho de campo e 15 pesquisadores da equipe técnica. O estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa AQUARES, que tem realizado inquéritos de abrangência nacional sobre avaliação de políticas e serviços de saúde.

Mães e responsáveis por crianças de até sete anos de idade, residentes nas áreas de abrangência de 244 Unidades Básicas de Saúde em 35 municípios, participaram do estudo e responderam questões sobre o perfil dos beneficiários do Programa Bolsa Família, a utilização de serviços de saúde, a frequência à escola e a exposição ao trabalho infantil.

As crianças cujas famílias recebiam o benefício frequentaram mais o serviço de saúde, a escola e estavam menos expostas ao trabalho infantil. A qualificação da assistência pré-natal, do pós-parto e da puericultura ainda desafia gestores e profissionais de saúde em ambas regiões, mas no Nordeste a baixa adesão à puericultura é preocupante, principalmente se considerarmos as elevadas taxas de mortalidade infantil na região.

Em entrevista, Patrícia Constante Jaime, coordenadora da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, discorre sobre os principais avanços e desafios do Bolsa Família, a superação da miséria através da “Ação Brasil Carinhoso”. Também comenta a disponibilidade da vitamina A e suplementação de ferro, importantes carências nutricionais.

O combate à insegurança alimentar deve manter-se prioritário. No Nordeste, praticamente uma de cada quatro famílias apresentava insegurança moderada ou grave.

As Unidades Básicas de Saúde também foram avaliadas e os resultados reforçam a necessidade de investimentos na infra-estrutura, na capacitação de pessoal e no acesso a serviços especializados. Os achados do estudo reforçam a necessidade do fortalecimento do vínculo entre a Estratégia Saúde da Família e o Programa Bolsa Família nos planos local e nacional.

O registro fotográfico realizado durante a coleta de dados retrata os diferentes cenários visitados, possibilitando ao leitor acompanhar o trabalho da equipe e conhecer um pouco das famílias e suas crianças.