domingo, 26 de maio de 2013

Investimento em educação e alimentação

Minas investe em educação e alimentação na rede pública de ensino 
sexta-feira, 24 de maio de 2013 12:55

Programa Cultivar, Nutrir e Educar capacita profissionais, valoriza a agricultura familiar e garante uma merenda saudável às crianças

Criado com o objetivo de fortalecer a oferta de uma alimentação saudável aos alunos da rede pública de ensino e, ao mesmo tempo, incentivar a agricultura familiar, o Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar, é uma das estratégias de integração de políticas públicas do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, criado pelo Governo de Minas.

Pelo programa, o Estado apoia a produção e o beneficiamento de alimentos no meio rural, que são repassados às instituições de ensino, por meio de oferta pública, para compor a merenda escolar.

 Os produtores rurais têm prioridade na comercialização e ganham incentivos para a compra de máquinas e implementos, o que gera emprego e renda no campo. Por outro lado, as escolas recebem alimentos frescos e nutritivos, o que contribui para promover a educação alimentar dos alunos com a oferta de uma merenda nutritiva.

Em 2012, o Cultivar, Nutrir e Educar foi levado a 45 municípios e mil famílias de agricultores aderiram a iniciativa. Com isso, estudantes de 340 escolas estaduais passaram se alimentar melhor e o desenvolvimento socioeconômico regional foi valorizado. Para 2013, a previsão é de ter mais 1.235 agricultores como fornecedores de alimentos.

“É um recurso certo, uma renda certa. Estamos buscando de tudo o possível para atender estes agricultores”, explica a gerente do Projeto de Fortalecimento da Agricultura, Ignes Botelho. Abaixo, confira na reportagem da Agência Minas sobre o funcionamento do programa em um escola estadual:


Capacitação
Produzido pelas Secretarias de Estado de Saúde, Educação, Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio do Canal Minas Saúde, o curso Estratégias Nutricionais para a Promoção da Saúde: Cultivar, Nutrir e Educar tem como proposta fornecer subsídios aos profissionais, visando fomentar a consciência sanitária crítica por meio das ferramentas de educação envolvendo atores estratégicos com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Pelo portal do Canal Minas Saúde, estão abertas inscrições para o curso com cinco públicos distintos: professores, profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família, cantineiras e diretores das escolas públicas mineiras. Os cursos trazem o desafio de consolidar qualitativamente uma rede colaborativa de aprendizagem que faça a diferença na implementação das ações de promoção a saúde e promovendo educação alimentar e nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário