sexta-feira, 24 de maio de 2013

Melhoria


Rede Cegonha: MS libera recursos para a melhoria do pré-natal


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a Portaria nº 752 autorizando o repasse de recursos para 2.439 municípios em todo o Brasil. O incentivo é para qualificação do Componente pré-natal, para gestante inscrita e captada precocemente no SISPRENATAL WEB. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira dia 5 de maio.

O SISPRENATAL WEB faz parte da Rede Cegonha, é um sistema online que permite cadastrar a gestante, monitorar e avaliar a atenção ao pré-natal e ao puerpério prestadas pelos serviços de saúde à gestante e recém-nascido, desde o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde até o atendimento hospitalar de alto risco. O sistema contribui, ainda, para identificar fatores que caracterizam a gravidez de risco, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança, e auxilia na identificação de complicações responsáveis pelas principais causas de morbidade e mortalidade materna e perinatal.

Os recursos para os municípios representam o número de gestantes cadastradas no SISPRENATAL WEB e captadas até a 12ª semana de gestação, no período de 1º de fevereiro de 2012 a 28 de fevereiro de 2013. Foram excluídos os Municípios que não apresentaram gestantes captadas precocemente no SISPRENATAL WEB.

Os municípios que não foram contemplados nesta portaria em breve serão contemplados numa próxima publicação.

Confira a lista de municípios beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário