sexta-feira, 31 de maio de 2013

Obrigatório


 
Posted: 29 May 2013 07:48 AM PDT

A partir do dia 26 de maio de 2013 todas as entidades deverão disponibilizar, de forma eletrônica e em tempo real, informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira (despesas e receitas) dos entes federativos, preconizado pela Lei 131/09 (Lei de Transparência Pública). Estados e municípios com mais de 100 mil habitantes já eram obrigados a divulgar os dados desde 2010, enquanto os municípios entre 50 mil e 10 mil tem prazo até maio deste ano.
Os municípios deverão fornecer por meio eletrônico, em tempo real, informações relativas aos atos praticados por sua gestão no decorrer da execução orçamentária e financeira, como: o valor do empenho, liquidação e pagamento; o número do correspondente processo da execução; a classificação orçamentária, especificando a unidade orçamentária, função, subfunção, natureza da despesa e a fonte dos recursos que financiaram o gasto; a pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento, entre outros dados.
As informações das despesas e das receitas municipais deverão ser registradas nos sistemas de gestão administrativa dos municípios. E a GOVBR oferece a solução para atender a todas as exigências da Lei 131: oPRONIM®TB-TransparênciaBrasil. Esta solução proporciona ao Gestor e ao Cidadão Cliente uma visão em tempo real (on-line) das informações relevantes como atos e fatos administrativos de cada entidade, principalmente quanto às movimentações financeira, orçamentária, patrimonial, tributária, licitatória e de pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário