quinta-feira, 31 de maio de 2012

PMAQ

JUIZ DE FORA - 31/5/2012 - 13:59
31 de maio - Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas Gerais a lançar o PMAQ

Nesta quinta-feira, 31, às 17h, a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, e o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, lançam na Uaps Santa Cândida/São Sebastião, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Primária (PMAQ), em Juiz de Fora. O município será o primeiro a lançar o programa em Minas Gerais.

Segundo informações da Atenção Primária à Saúde (APS), a diretriz do Ministério da Saúde (MS) em relação ao programa é a implantação de gestão pública com base na indução, no monitoramento e na avaliação de processos e resultados mensuráveis, garantindo acesso e qualidade da atenção em saúde a toda a população. O principal objetivo do programa é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da APS.

A secretária de Saúde explica que na rede de Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora a adesão das equipes foi voluntária. “Todas elas foram esclarecidas sobre o PMAQ e foi oferecida a oportunidade de adesão. Ao todo, 22 equipes das unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) manifestaram o desejo de participar. As equipes já fizeram a auto-avaliação e, atualmente, estão passando pela avaliação externa, solicitada no prazo previsto. Em 2013 será oferecido novo momento para adesão de novas equipes”, explica Maria Helena Leal.

As equipes que aderiram ao programa são referentes às Uaps dos bairros Bandeirantes, Milho Branco, Monte Castelo, Nossa Senhora Aparecida, Nova Era, Parque Guarani, Progresso, Retiro, Santa Efigênia, Santo Antônio, São Sebastião e Vila Esperança.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Exemplo a ser seguido

Mais de 300 cursos on-line são oferecidos pela Secretaria de Administração

O Palácio da Cidade, em Botafogo, abriu suas portas na manhã desta quinta-feira, dia 17, para uma homenagem aos servidores municipais que mais concluíram cursos de capacitação on-line oferecidos pela Secretaria Municipal de Administração. Criada em junho de 2011, a iniciativa já atraiu mais de mil funcionários interessados nos 330 cursos. A cerimônia de certificação dos 50 funcionários contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Administração, Paulo Jobim Filho.

Os cursos on-line mais procurados são: Atendimento ao Público (518 inscrições), Como fazer licitações na modalidade pregão (473), Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal (442) e Word Básico (429).

Após a entrega dos diplomas, o prefeito classificou como fundamental a iniciativa que estimula o servidor a aprimorar seu desempenho:

- O servidor é o maior representante da Prefeitura do Rio. Por isso, é nosso dever reconhecer e incentivar o talento de cada um deles. Além disso, nossa cidade vive um momento de transformação. Se nossos funcionários não estiverem preparados, não seremos capazes de encarar e vencer os desafios que estão à nossa frente. Portanto, homenageamos hoje aqueles que querem ser desafiados – disse Paes.

O secretário Paulo Jobim também falou sobre a aposta da prefeitura nos cursos à distância, destacando, por exemplo, o convênio firmado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do COPPEAD (Instituto Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ).

- A formação dos servidores será um grande legado para esta cidade. Portanto, buscamos a excelência máxima para que pudéssemos formar essas referências de futuro - afirmou o secretário de Administração, impressionado com o interesse pelos cursos.

- Os servidores estão sentindo o momento da cidade, com a realização de grandes eventos que estão por vir. Eles também sabem que a capacitação é fundamental para a prestação de um bom serviço. Daí esse grande interesse pelos cursos. Os servidores estão mobilizados para evoluírem profissionalmente com a realização desses cursos de qualidade - disse Jobim.

Entre os 50 servidores certificados, o destaque é Ana Cristina Dias, agente de administração da Secretaria de Educação (na foto abaixo, ao lado do prefeito). A servidora bateu o recorde de 118 cursos concluídos.


- Infelizmente, sofro de insônia, mas o problema me permite investir na minha capacitação. Não tenho marido ou filhos, mas tenho mania de estudar. Soube dos cursos pelo Diário Oficial do Município, comecei a fazer e não me dei conta da quantidade de cursos que já somava. Para mim, é uma rotina que ajuda muito o meu trabalho - disse Ana Cristina, que fez questão de destacar que possui todos os diplomas arquivados em seu computador, já que discorda do consumo desnecessário de papel:

- Estamos vivendo a era da sustentabilidade. A Rio +20 será realizada aqui no Rio daqui a algumas semanas e seria um crime contra a natureza imprimir tudo - concluiu.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Administração expandiu seu programa de cursos, com a inclusão de temas como Sistema de Recursos Humanos (Ergon), Instrução Processual, Noções Básicas de licitações, contratos e convênios, Gestão em Recursos Humanos Sindicância Administrativa e Fiscalização de Contratos.

Para se inscrever, o interessado deve ligar para Coordenadoria de Educação Corporativa da Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração, nos telefones 2976-1610 / 2976-3619 ou enviar e-mail para educorporativa.sma@rio.rj.gov.br. O servidor tem 90 dias, a contar da data de inscrição, para concluir o curso. Além disso, caso não consiga atingir o desempenho mínimo de 70%, o funcionário terá direito a se reinscrever.

Proteção

Posted: 19 May 2012 05:07 AM PDT

"Além disso, também descobrimos que os compostos
digeridos (do chá verde) tinham propriedades contra o câncer"
Estudo inglês indica que o chá verde pode proteger o cérebro de algumas doenças

Um estudo da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, indica que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e outros tipos de demência.

A pesquisa, divulgada na publicação especializada Phytomedicine, também sugere que o antigo remédio chinês que tem se popularizado no mundo todo também pode ter um papel muito importante na proteção do corpo contra o câncer.

No estudo, os cientistas investigaram se as propriedades benéficas do chá verde, que já tinham sido comprovadas no chá recém-preparado e não digerido, ainda se mantinham ativas uma vez que o chá fosse digerido. De acordo com Ed Okello, professor da Escola de Agricultura, Alimento e Desenvolvimento da Universidade de Newcastle e que liderou o estudo, a digestão é um processo vital para conseguir os nutrientes necessários, mas também significa que nem sempre os compostos mais saudáveis dos alimentos serão absorvidos pelo corpo, podendo se perder ou modificar no processo.

"O que foi realmente animador neste estudo é que descobrimos que, quando o chá verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são até mais eficazes contra gatilhos importantes do Alzheimer do que a forma não digerida do chá", disse.

"Além disso, também descobrimos que os compostos digeridos (do chá verde) tinham propriedades contra o câncer, desacelerando de forma significativa o crescimento de células do tumor que usamos em nossas experiências", acrescentou.

Na pesquisa, a equipe da Universidade de Newcastle trabalhou em conjunto com cientistas da Escócia, que desenvolveram uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano. Graças a esta tecnologia, a equipe de Newcastle conseguiu analisar as propriedades protetoras dos produtos da digestão do chá.

Chás verde e preto
Dois compostos já são conhecidos por seu papel importante no desenvolvimento do Alzheimer, o peróxido de hidrogênio e uma proteína conhecida como beta-amilóide. Pesquisas anteriores mostraram que compostos conhecidos como polifenóis, presentes nos chás verde e preto, tem propriedades neuroprotetoras, pois se ligam a compostos tóxicos e protegem as células do cérebro. Quando ingeridos, os polifenóis são quebrados e produzem uma mistura de compostos. Foram estes compostos que os cientistas de Newcastle testaram. "É uma das razões pela qual temos que ser tão cuidadosos quando fazemos afirmações a respeito dos benefícios para a saúde de vários alimentos e suplementos", disse Okello.

"Existem certos compostos químicos que sabemos que são benéficos e podemos identificar alimentos que são ricos nestes compostos, mas o que acontece durante o processo de digestão é crucial para saber se estes alimentos estão mesmo nos fazendo bem", afirmou.

Proteção de células
Os cientistas usaram modelos de células de tumor, expondo estas células a várias concentrações de diferentes toxinas e aos compostos do chá verde digerido.

"Os compostos químicos digeridos (do chá) protegeram as células (saudáveis), evitando que fossem destruídas pelas toxinas", disse Okello. "Também observamos que eles afetaram células cancerosas, desacelerando de forma significativa seu crescimento."

"O chá verde é usado há séculos na medicina tradicional chinesa, e o que temos aqui dá provas científicas do porquê pode ser eficaz contra algumas das doenças mais importantes que enfrentamos hoje", finalizou.

Fonte iG

Também

Posted: 19 May 2012 05:19 AM PDT
Pesquisa mostra que 14% dos homens sofrem de depressão pós-parto
 Depressão pós-parto, câncer de mama e menopausa também fazem parte do universo masculino

Disfunção erétil e câncer de próstata é uma dupla quase que exclusiva quando as pessoas são convidadas a pensar em doenças masculinas. Eles nem gostam muito de ir ao médico, são resistentes aos diagnósticos e falham mais no uso da medicação, já alertou o Ministério da Saúde.

Se eles estão livres da temida TPM, os que já passaram dos 50 anos não têm tanta sorte assim quando o assunto é menopausa. Depressão pós-parto e câncer de mama são outros exemplos que também ameaçam a saúde dos homens.

Um em cada 10 pais sofre de depressão pós-parto
As mulheres já haviam percebido que as mudanças trazidas pela chegada do bebê também mexiam com a cabeça dos papais. Agora, uma pesquisa publicada este ano no Journal of the American Medical Association confirmou que eles também sofrem de depressão pós-parto. Uma escola médica dos Estados Unidos acompanhou 28 mil novos pais e identificou que 14% deles sofrem de depressão.

Giselle Groeninga, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, diz que as transformações do homem contemporâneo fizeram com que eles procurassem mais ajuda aos transtornos psíquicos. “Acabou aquela história de que homem não chora”.

Com isso, eles ficaram mais atentos aos fenômenos internos. E a chegada de um filho significa a relação com uma mulher mais dividida e uma expectativa enorme com relação ao desempenho. “O amor ao filho não é tão imediato assim – e deve ser construído em meio às demandas, ao trabalho e às mudanças na dinâmica do casal que agora deve acolher um terceiro que, como dizem os adolescentes, “chega chegando”, explica.

Por isso, os pais podem ficar mais chorosos, quietos, tristes, sem ânimo e sem fome por um período. Um outro sintoma que incomoda bastante é que este turbilhão de novos sentimentos pode fazer com que eles “falhem mais na hora H”.

“Sem dúvida, o ‘órgão sexual’ mais importante é a cabeça. E o poder masculino pode se ver um tanto diminuído com a chegada do bebê e a divisão de atenção. Lógico que tudo vai depender da dinâmica do casal, e como ambos lidam com a mudança do “enfim sós” para “agora somos três””, orienta a especialista.

Quando a mulher encerra seu ciclo reprodutivo, há uma variação hormonal quase imediata e que pode ser razoavelmente brusca. Com os homens é diferente. A variação geralmente é mais gradual. “É muito raro acontecer com homens de 40 a 50 anos, a andropausa se manifesta mais comumente após os 60”, afirma Fernando Almeida, urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. O problema também não atinge todos os homens. A incidência estimada é de 21%, entre 50 e 80 anos, e de 35%, para homens com mais de 80 anos. Mas afinal, o que é essa andropausa?

“É uma mudança no padrão hormonal masculino”, explica Almeida. Na verdade, o termo “andropausa” foi substituído pelos médicos pela sigla DAEM, que significa Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino.

As queixas sexuais são as principais responsáveis por levar o homem ao consultório médico. As reclamações costumam ser relacionada à disfunção erétil, queda de libido, redução do tempo de orgasmo, redução do volume ejaculado e perda de sensibilidade do pênis.

Para verificar se a razão disso é hormonal e, portanto, consequência da DAEM, é preciso fazer um exame de sangue. “A reposição hormonal é indicada para quem tem testosterona total inferior a 230 ng/dl (nanogramas por decilitro)”, afirma Luiz Carlos Gibertoni, urologista do Hospital Beneficência Portuguesa.

Se o resultado apresentar um nível entre 230 e 350 ng/dl, considerado intermediário, é preciso fazer outro exame, para verificar a testosterona livre. Se ela for menor, que 225, é preciso dar início ao tratamento.

“Caso não exista queda hormonal, os sintomas sexuais são resultados de problemas psicossociais. É como o homem se aposentar e passar a ter sintomas de depressão, que incluem problemas sexuais”, alerta o urologista.

Para estes casos, é indicado acompanhamento psicológico. Uma forma de prevenir tais problemas por razões emocionais é com o planejamento da aposentadoria, tendo em vista atividades e planos condizentes com a idade e o momento da vida.

Outros sinais
Embora os sintomas sexuais sejam os mais chamativos para a DAEM, existem outros sinais que a queda hormonal apresenta. Pode haver perda de sono, cansaço, queda da massa e da força muscular, aumento da gordura abdominal, osteoporose e desmotivação.

Todos também são sintomas pouco específicos, o que não exclui a necessidade dos exames para verificar o nível de testosterona.

Reposição hormonal
A reposição hormonal pode ser feita com injeções a cada três semanas ou três meses, dependendo do tipo de medicamento utilizado. Há também um gel de testosterona, embora a eficácia de sua absorção seja questionada por alguns médicos.

“É importante fazer um acompanhamento médico para verificar se o tratamento não acelerou um processo latente de câncer de próstata”, alerta Gibertoni. Não que a reposição hormonal cause câncer, mas ela pode acelerar um processo já existente.

Os exames recomendados são de PSA (exame de sangue) e toque retal, entre outros. No início do tratamento, é preciso fazê-los a cada três meses, mas depois o prazo pode ser de seis meses.

E por falar em hormônio...
Parece loucura, mas homens também podem sofrer da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Pelo menos é o que sugerem dois médicos norte-americanos. De acordo com a hipótese proposta por Razelle Kurzrocka e Philip R. Cohen, da Universidade de Houston, no Texas, a síndrome seria causada por um componente genético que também pode estar presente em homens, ou seja, o conjunto de sinais e sintomas que caracterizariam a síndrome poderia aparecer em qualquer indivíduo com este componente genético, independente da presença dos ovários. O andrologista e professor da Universidade Federal do Paraná Fernando Lorenzini, alerta que é precoce e incorreto afirmar que a SOP existe em homens. Para ele, trata-se de uma teoria que ainda precisa ser comprovada com mais estudos.

Câncer de mama em homens: raro e diagnosticado tarde
Aproximadamente 1% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em homens. “O tumor, logo que aparece, está em contato com outras estruturas além do tecido mamário. Então, quando o encontramos, em geral está em estágio mais avançado”, afirma José Roberto Filassi, coordenador do setor de mastologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Além disso, como o problema é raro entre eles, o homem demora mais para procurar um médico. “Ele sente um caroço duro, normalmente de um lado só, mas resolve esperar melhorar”, afirma o mastologista.

Nos homens a doença aparece mais tarde, a partir dos 65 anos, em média. O câncer cresce logo atrás da ponta do mamilo, tem o formato de uma bola, é indolor e facilmente palpável. Além disso, o homem pode apresentar também secreção sanguinolenta no local. Se a partir do exame clínico, houver suspeita de tumor, o médico pode indicar um exame de imagem como a mamografia.

Para os homens, os fatores que aumentam o risco de desenvolver câncer são histórico familiar, consumo de anabolizantes, exposição à radiação e a altos níveis de estrogênio, doenças como cirrose hepática e disfunções comuns de determinadas doenças, como a síndrome de Klinefelter.

O tratamento é igual em ambos os sexos – radioterapia, quimioterapia ou mastectomia radical –, mas a cirurgia de retirada dos músculos peitorais e parte da axila deixa sinais menos visíveis e geralmente não há necessidade cirurgias de reparação.

Fonte iG

Acima do peso

Posted: 19 May 2012 05:30 AM PDT
Revisão de 44 estudos mostrou que controlar a alimentação de obesas durante a gravidez é bom e não prejudica o bebê

Uma pesquisa britânica concluiu que uma dieta balanceada seria mais eficiente do que atividades físicas para ajudar mulheres com sobrepeso a evitarem engordar excessivamente na gravidez.

A pesquisa, publicada no British Medical Journal, analisou os resultados de 44 estudos, com dados sobre 7.000 mulheres.

O sobrepeso durante a gravidez está associado a problemas como diabetes, pressão alta e parto prematuro. Até agora a recomendação do sistema de saúde britânico era que as gestantes não fizessem dieta, porque acreditava-se que isso poderia prejudicar o bebê.

Mas, o estudo concluiu que o peso do recém-nascido não é afetado pela dieta. A pesquisa comparou mulheres que adotaram uma dieta balanceada com outras que fizeram apenas exercícios físicos e um terceiro grupo que combinou os dois.

Os pesquisadores analisaram quanto peso as mulheres ganharam durante a gestação e se elas sofreram com complicações.

Enquanto todos os métodos ajudaram as mulheres a evitar um ganho de peso excessivo, o mais eficiente foi a dieta com restrição calórica e rica em frutas, verduras e grãos integrais. As gestantes que fizeram só dieta ganharam em média 4 kg a menos que o grupo de controle, contra 0,7 kg das que fizeram atividades físicas e 1 kg das que combinaram os dois.

Obesidade na gravidez
"Estamos vendo um número cada vez maior de mulheres grávidas com excesso de peso e sabemos que essas mulheres e seus bebês estão sob risco crescente de complicações", diz a obstetra Shakila Thangaratinam, da Universidade de Londres, que coordenou o estudo.

"A pesquisa demonstrou que fazer dieta é seguro e o peso do bebê não é afetado." Na Europa e nos Estados Unidos, entre 20% e 40% das mulheres ganham mais peso que o recomendado durante a gravidez.

"É preciso ressaltar que os pesquisadores não estão recomendando que as mulheres emagreçam durante a gravidez, mas que apenas controlem o ganho de peso", afirmou Janine Stockdale, pesquisadora da Royal College of Midwives.

"Se uma mulher já está ganhando uma quantidade ideal de peso durante a gravidez, não deve fazer dieta ou restringir calorias."

Em comentário ao artigo, na mesma publicação, especialistas em saúde da mulher do hospital St Thomas, em Londres, disseram que ainda é cedo para mudar as atuais diretrizes do sistema de saúde britânico.

Fonte iG

Veja se o seu Estado e Município foram citados

Disponibilizamos hoje, dia 31 de Maio, 06 Novas Normas e 01 Retificação


Pelo Gabinete do Ministro - GM
PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.125, DE 30 DE MAIO DE 2012
Fica prorrogada para 30 de julho de 2012 a vigência da certificação como Hospital de Ensino dos estabelecimentos hospitalares relacionados no Anexo a esta Portaria.
PORTARIA Nº 14, DE 9 DE JANEIRO DE 2012 (*)
Ficam estabelecidos recursos no montante de R$ 2.100.000,00 (dois milhões e  cem mil reais), a serem incorporados ao Teto Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade do Estado de Minas Gerais e do Município de Betim (MG), na forma do Anexo a esta Portaria,

P
ORTARIA Nº 1.117, DE 29 DE MAIO DE 2012
Fica estabelecido recurso financeiro anual no montante de R$ 901.773,36  (novecentos e um mil setecentos e setenta e três reais e trinta e seis centavos), a ser incorporado ao Limite Financeiro anual de Média e Alta Complexidade do Estado da Bahia e ao Município de Salvador (BA).
PORTARIA Nº 1.127, DE 30 DE MAIO DE 2012
Fica instituído incentivo financeiro a Estados, Distrito Federal e Municípios para apoiar o desenvolvimento de soluções informatizadas que se integrem ao Sistema Cartão  Nacional de Saúde(Sistema Cartão).
RETIFICAÇÃO - Na Portaria nº 535/GM/MS, de 28 de março de 2012, publicada no Diário Oficial nº 62, de 29 de março de 2012, página 101, seção 1.

Pela Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
PORTARIA Nº 495, DE 29 DE MAIO DE 2012(*)
Fica qualificada a Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h do Estado do Ceará localizada no Município de Maranguape (CE), conforme descrito a seguir:
PORTARIA Nº 505, DE 29 DE MAIO DE 2012
Fica qualificada a Unidade de Pronto Atendimento UPA 24hs do Estado de Pernambuco localizada no Município de Cabo de Santo Agostinho (PE), conforme descrito a seguir:

Sintomas

Brasileiros desconhecem que AVC é principal causa de morte no país, aponta pesquisa

Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta que é preciso difundir os sintomas para diminuir a mortalidade

Por Minha Vida - publicado em 29/05/2012

 Os brasileiros não têm consciência de que o AVC (Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVE) é a principal causa de morte no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a farmacêutica Bayer HealthCare. Os médicos, entretanto, alertam que é muito importante estar atento aos sintomas para receber tratamento o quanto antes e evitar grandes sequelas ou mesmo o óbito.
A pesquisa foi feita com sete mil participantes acima de 18 anos, em oito capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Curitiba e Porto Alegre). Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados atribuem as principais causas de mortalidade no Brasil ao câncer, tabagismo ou acidentes de trânsito. Apenas 13% relacionam o AVC como principal causa de mortes no país. 
Quando questionados sobre as principais causas de um derrame cerebral, a pressão alta liderou a opinião dos entrevistados, somando 33%. A obesidade também foi apontada como causa por 26% deles. O colesterol alto e a síndrome metabólica também foram bastante citados, com 16% e 10% respectivamente. Especialistas da Sociedade Brasileira de Cardiologia alertam que o resultado da pesquisa demonstra uma necessidade urgente de maior conscientização da população sobre a saúde cardiovascular e seus riscos. 

Saiba se prevenir de um AVC

"Popularmente conhecido como derrame, o acidente vascular cerebral é uma alteração do fluxo de sangue no cérebro, que ocorre por falta ou extravasamento de sangue em alguma região do corpo", explica o neurologista André Lima, do Hospital Barra D'or, especialista em prevenção dessa doença.  
Especialistas explicam que é possível se prevenir de um AVC, já que a maioria dos fatores de risco para o quadro clínico pode ser evitada. "Quanto mais idade a pessoa tiver, maiores são as chances de derrame e, por isso, os cuidados devem ser redobrados", alerta o neurologista Maurício Hoshino, do Hospital das Clínicas e Santa Catarina. Conheça esses fatores e fique atento aos sintomas. 
Especialistas explicam que é possível se prevenir de um AVC, já que a maioria dos fatores de risco para o quadro clínico pode ser evitada. "Quanto mais idade a pessoa tiver, maiores são as chances de derrame e, por isso, os cuidados devem ser redobrados", alerta o neurologista Maurício Hoshino, do Hospital das Clínicas e Santa Catarina. Conheça esses fatores e fique atento aos sintomas. 

Pressão alta
A pressão alta ocupa o topo do ranking de maiores causas de acidente vascular cerebral. O neurologista André Lima explica que as paredes internas das artérias sofrem traumas por causa do fluxo do sangue mais forte. "Esses traumas formam pequenos ferimentos nas paredes, que podem obstruir a passagem do sangue (AVC isquêmico) ou romper a parede da artéria (AVC hemorrágico)", explica.  

Tabagismo
Substâncias do cigarro fazem com que a coagulação do sangue aumente. Com isso, o sangue fica mais grosso e fluxo nas artérias, por sua vez, fica prejudicado, aumentando as chances de um derrame. "Pessoas que fumam e usam contraceptivos orais têm riscos maiores ainda, pois os hormônios dos anticoncepcionais também interferem na coagulação sanguínea", explica André Lima.  
Diabetes
O excesso de glicose no sangue - característica do diabetes - aumenta a coagulação do sangue e o deixa mais viscoso. "Isso diminui o fluxo de sangue das artérias e pode levar a um AVC", conta André Lima.  

Colesterol alto
O excesso de colesterol no sangue aumenta o espessamento e endurecimento das artérias. "Placas de colesterol e conteúdos gordurosos se depositam lentamente na artéria, fazendo com que ela se feche aos poucos e impeça a passagem de fluxo sanguíneo", explica Maurício Hoshino. Esse processo provoca arteriosclerose - endurecimento das artérias - e prejudica a oxigenação do cérebro, aumentando o risco de AVC.  

Conheça os sintomas

Quem sofrer um AVC do tipo isquêmico (com incidência três vezes maior que o tipo hemorrágico) tem até quatro horas e meia para ser socorrido e reduzir o risco de sequelas ou risco de morte, como explica o neurologista Maurício Hoshino. "É possível perceber os sintomas através da sigla SAMU, que significa dar um Sorriso, para verificar desvios na boca; tentar dar um Abraço, para ver se há dificuldade de levantar os braços e tentar cantar uma Música, para ver se há dificuldade de fala e processamento do cérebro", conta.  

Acompanhamento de Proposições




Brasília, quinta-feira, 31 de maio de 2012
 


Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

 
  • PEC-00022/2011 - Acrescenta parágrafos ao art. 198 da Constituição Federal, dispondo sobre a responsabilidade financeira da União, co-responsável pelo SUS, na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.
 - 30/05/2012 Apresentação do Requerimento n. 5417/2012, pelo Deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que: "Requer a criação de Comissão Especial destinada a proferir parecer a Proposta de Emenda à Constituição nº 22 de 2011 que "Acrescenta parágrafos ao art. 198 da Constituição Federal, dispondo sobre a responsabilidade financeira da União, co-responsável pelo SUS, na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias"".

 

Você sabia?

Posted: 30 May 2012 02:29 AM PDT

Definição

A doença hepática alcoólica é um dano ao fígado e ao seu funcionamento devido ao abuso de álcool.

Nomes alternativos

Doença hepática devida ao álcool; cirrose ou hepatite – alcoólica; cirrose de Laennec

Causas, incidência e fatores de risco

A doença hepática alcoólica geralmente ocorre após anos de consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Quanto maior o consumo de álcool e a duração desse consumo, maior é a probabilidade do desenvolvimento de doença hepática.
Foto: ADAM
Os órgãos do sistema digestivo incluem o fígado, a vesícula biliar, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso

A hepatite alcoólica aguda pode resultar do consumo excessivo de álcool em uma única situação. Ela pode colocar a vida em risco se for grave.
As pessoas que bebem excessivamente podem ficar desnutridas devido às calorias vazias do álcool, a ter apetite reduzido e à absorção deficiente (falta de absorção) de nutrientes nos intestinos. A desnutrição contribui para a doença hepática.
 
Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença hepática alcoólica são:
  • Fatores genéticos
  • Suscetibilidade individual à doença hepática provocada pelo álcool
  • Toxicidade do álcool (etanol) para o fígado
A doença hepática alcoólica não afeta todas as pessoas que consomem álcool em abundância. As mulheres podem ser mais suscetíveis do que os homens. E não é necessário ficar embriagado para o desenvolvimento da doença.

Sintomas

Os sintomas variam com base na gravidade da doença. Eles geralmente são piores após um período recente de consumo excessivo de álcool. As alterações da doença se iniciam no fígado com uma inflamação (hepatite), progridem para a esteatose hepática e, finalmente, para a cirrose. A cirrose é a fase final da doença hepática alcoólica.
Talvez, não se apresentem os sintomas até que a doença esteja em uma fase avançada, podendo incluir:
  • Dor e sensibilidade abdominal
  • Boca seca
  • Sede excessiva
  • Fadiga
  • Febre
  • Ascite (acúmulo de líquido no abdome)
  • Icterícia
  • Perda de apetite
  • Confusão mental
  • Náusea
  • Ganho de peso involuntário (devido à retenção de líquido)
Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença:
  • Pele mais escura ou mais clara, mas de forma incomum
  • Agitação
  • Fezes sanguinolentas, pretas escuras ou como piche (melena)
  • Desenvolvimento de mamas em homens
  • Alterações de humor
  • Confusão (encefalopatia)
    • Nível alterado de consciência
    • Alucinações
    • Deficiência na memória de curto ou longo prazo
  • Dificuldade em prestar atenção (déficit da atenção)
  • Capacidade de concentração prejudicada
  • Capacidade de julgamento prejudicada
  • Tontura ou desmaio, especialmente quando se está em pé
  • Palidez
  • Frequência cardíaca alta (taquicardia), especialmente ao ficar em pé
  • Vermelhidão dos pés ou das mãos
  • Movimentos lentos, preguiçosos, letárgicos
  • Vômitos com sangue ou de material semelhante à borra de café

Sinais e testes

Os testes para descartar outras doenças incluem:

Tratamento

A parte mais importante do tratamento é interromper completamente o consumo de álcool. Se a cirrose hepática ainda não tiver ocorrido, o fígado pode ser curado se você parar de consumir álcool.
Um programa de reabilitação ou orientação pode ser necessário para acabar com a dependência de álcool. Vitaminas, especialmente do complexo B e ácido fólico, podem ajudar a reverter a desnutrição.
Se a cirrose se desenvolver, você precisará gerenciar suas complicações. Talvez, seja necessário fazer um transplante de fígado.

Grupos de apoio

Normalmente, você pode reduzir a tensão da doença participando de um grupo de apoio cujos membros compartilham experiências e problemas comuns.

Evolução (prognóstico)

O consumo excessivo contínuo de bebidas alcoólicas pode diminuir sua expectativa de vida. Provavelmente, o resultado será insatisfatório se você continuar ingerindo bebidas alcoólicas.

Complicações

  • Sangramento das varizes esofágicas
  • Cirrose
  • Encefalopatia hepática
  • Aumento da pressão nos vasos sanguíneos do fígado (hipertensão portal)

Ligando para seu médico

Procure seu médico se:
  • Desenvolver sintomas de doença hepática alcoólica
  • Desenvolver sintomas após o consumo excessivo ou prolongado de álcool
  • Estiver preocupado que o consumo de álcool possa estar prejudicando sua saúde

Prevenção

Converse sobre o consumo de álcool com o seu médico. O médico pode orientar sobre o consumo seguro de álcool na sua situação.


Fonte iG

Tem cura

Sumo de fruta x néctar de fruta

O que é o néctar de fruta?

néctar de fruta

Há uns dias atrás, chamou-me a atenção no supermercado, uma pessoa que em lugar de sumo de fruta concentrado, escolheu néctar de fruta porque dizia que era mais saudável e natural. Se não temos uma ideia da nutrição ao ouvir a palavra “néctar” seguramente que nos faz pensar que será um produto maravilhoso, no entanto e lamentavelmente não é bem assim, simplesmente é o nome dado a um derivado do sumo natural que tem excesso de açúcar.
O néctar de fruta é obtido pela adição de água, açúcar e outras substâncias à polpa da fruta, com o qual se obtém um produto com muitas diferenças nutricionais em relação a um sumo de fruta natural: mais calorias e açúcares adicionados, o que não é precisamente sinónimo de saudável. Este produto, por exemplo, deve ter o seu consumo limitado na dieta das pessoas diabéticas por ter muito açúcar na sua composição.
Por ser uma bebida com muito açúcar, tem bom sabor e é agradável ao paladar, mais ainda quando são adicionados aromatizantes e outros produtos. Que não haja duvidas que não há nada melhor do que um sumo natural acabado de fazer, onde temos a certeza de que tem o máximo de vitaminas, minerais e nenhum excesso de calorias ou açúcares adicionados.
Um copo de néctar de fruta pode conter até 30 gramas de açúcar, nem mais nem menos do que 6 pacotes de açúcar que vemos em qualquer café, uma coisa que nos pareceria exagerada por exemplo, num café expresso. Sem dúvida que este é um alimento do topo da pirâmide dos alimentos, e que apenas deve ser consumido ocasionalmente.

Adicione-nos:

Adicione-nos no Facebook, no Twitter, no Google+ ou assine o nosso feed RSS para receber sempre em primeira mão as últimas novidades em saúde, dietas, alimentação saudável e exercício físico.
Ainda sem comentários.

Deixar uma resposta

Implacável

Sete dicas implacáveis para você parar de fumar

Psicólogas ensinam como se distrair quando der vontade de fumar um cigarro

Por Laura Tavares

O início vem como brincadeira. Um cigarro aqui, outro ali após o jantar e, quando percebe, você já perdeu o controle. A vontade de parar, por outro lado, é muito séria e exige esforço além de vontade firme para resistir à ansiedade que bate em alguns momentos do dia.

Segundo a psicóloga Maria Teresa Cruz Lourenço, coordenadora do grupo de apoio ao tabagista do Hospital do Câncer, a nicotina cria dependência química e também dependência psicológica, já que se torna uma válvula de escape para a ansiedade. "Segurar o cigarro entre os dedos, levá-lo à boca e até combiná-lo com uma xícara de café se tornam parte do dia a dia, abandonar esses trejeitos pode ser bem difícil", afirma. Ela e outros especialistas sugerem sete truques para enganar a vontade de fumar na fase em que ainda é difícil abandonar as tragadas.

de 7
Fumante passiva - Foto Getty Images
Evite locais com muitos fumantes
Da mesma forma que uma pessoa em dieta deve evitar um restaurante com pratos principais muito calóricos, quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. "Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil", afirma a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI). Ela sugere ainda evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. "Com o tempo fica mais fácil conviver com outros fumantes", diz.

Homem com cigarro e café - Foto Getty Images Quebre a rotinaPara grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos. "Mude o local da refeição, varie os pratos e as horas das suas atividades", aconselha Maria Teresa.
Homem escovando os dentes - Foto Getty Images Concentre-se em outra atividade
"Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos", afirma Laura. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um desses picos, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água ou mastigue alguma coisa. "Só não coma alimentos muito calóricos para não engordar e, mais tarde, alegar que o ganho de peso é resultado do abandono do cigarro".
Família abraçada - Foto Getty Images Busque apoio da família e de amigos
Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. "Com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e não tem objetivo de parar", afirma Laura.
Mulher comendo direto da geladeira - Foto Getty Images Não desenvolva outro vício
De acordo com a psicóloga Maria Teresa, o cigarro funciona como uma válvula de escape da ansiedade para a maioria dos fumantes. Por isso, parar de fumar é resolver apenas parte do problema. "A ansiedade ainda precisa ser extravasada de alguma maneira e o perigo é o ex-fumante investir em hábitos pouco saudáveis para isso, como consumir alimentos altamente calóricos". O apoio de uma nutricionista pode ajudar a vencer esse obstáculo, tornando o combate ao vício menos penoso.
Mulher meditando - Foto Getyt Images Tenha autocontroleAfinal, você está realmente disposto a parar de fumar? Para a psicóloga Laura, o ponto mais importante nessa luta é ter força de vontade. "Não é uma tarefa fácil, mas ela é possível. Suporte profissional e dedicação absoluta são essenciais para você alcançar sua meta". Tendo em mente as incontáveis vantagens de acabar com o vício e a motivação que fez você dar o primeiro passo, é bem provável ser bem sucedido.
Cigarro sendo apagado no cinzeiro - Foto Getty Images Sempre tente mais uma vez
"Recaídas significam apenas que a tentativa seguinte será menos penosa", incentiva Maria Teresa. Segundo ela, estar familiarizado com as principais sensações da abstinência deixa o ex-fumante mais tranquilo e bem preparado. Além disso, o cigarro pode ser abandonado a qualquer momento. "Não importa se você tem 20 ou 80 anos, pode começar uma vida sem cigarro quando quiser".

Grátis

Unesp oferece fisioterapia pós-natal gratuita

O campus de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) passou a oferecer um novo serviço gratuito: a fisioterapia pós-natal.

Criado e desenvolvido pela professora Edna Maria do Carmo, do Departamento de Fisioterapia, o atendimento conta com uma equipe formada por alunos do curso de especialização em Fisioterapia e graduandos.
O grupo visita as parturientes em uma maternidade estadual parceira do projeto no dia seguinte ao parto. O objetivo é alertar as mulheres sobre a importância de cuidar de sua própria saúde no período que sucede o nascimento.
Cerca de um mês depois, o grupo irá até a residência das mães que demonstrarem interesse no tratamento fisioterápico pós-natal e analisará as alterações físicas e emocionais pelas quais elas estão passando. Antes de começar as atividades, a mulher deve ir ao médico e pedir o encaminhamento para as sessões de fisioterapia.
O programa é realizado às segundas e sextas feiras, das 16h às 17h, e às terças e quintas, das 10h às 11h ou das 17h30 às 18h30. Para fortalecer o vínculo, os bebês também participam em algumas sessões.
Mais informações com o Centro de Estudos e Atendimento em Fisioterapia e Reabilitação, da Unesp, pelos telefones (18) 3229-5800 ou (18) 3229-5802 - Presidente Prudente/SP.
Fonte: Agência FAPESP

Comemoração x doação de sangue

Aniversário de Juiz de Fora é tema de campanha pela doação de sangue


Publicação: 30 de maio de 2012





Na semana em que Juiz de Fora completa 162 anos, a unidade da Fundação Hemominas na cidade faz campanha para que a população se organize e dê um presente especial ao município: o cuidado com a saúde, pela prática da doação de sangue. Instituições municipais, estaduais e federais estão recebendo mensagens do Hemocentro, pedindo que estimulem os servidores públicos a realizarem a doação nos próximos dias, como forma de comemorar a data. Para o dia 31 de maio, aniversário da cidade, já confirmaram presença para doação de sangue representantes da Guarda Municipal, dos Agentes de Trânsito e da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

Com o slogan Doe sangue, presenteie a cidade cuidando da saúde de quem mora nela a campanha faz uma relação entre os 162 anos do município e o número de doadores que a cidade precisa todos os dias. Para atender à demanda
transfusional dos hospitais da região, a Hemominas deve receber diariamente mais de 150 doadores. De janeiro a abril deste ano, 8.232 cidadãos juizforanos doaram sangue, contribuindo para o tratamento de pacientes com câncer, submetidos a cirurgias, acidentados, queimados, portadores de doenças hematológicas, além de outros casos que exigem a transfusão.

A expectativa é de que a campanha ajude a manter o fluxo adequado de doadores até o próximo dia 6 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi. Nesta época do ano, a baixa nas temperaturas e a maior incidência das doenças respiratórias são fatores que prejudicam a mobilização para doação de sangue.

Para a organização desta campanha a Hemominas de Juiz de Fora contou com o apoio de parceiros como a Open TV, a Astransp e a Prefeitura Municipal. Foram afixados cartazes em ônibus coletivos urbanos e um vídeo está sendo veiculado em monitores distribuídos em locais de circulação pública.
Informações:
Assessoria de Comunicação Social (31) 3280-7440 / 7455
Hemocentro Regional de Juiz de Fora: (32) 3257-3113

Reduzindo

Sete erros que boicotam a sua imunidade no inverno

Pequenas mudanças de hábito podem reduzir as chances de contrair doenças

Por Laura Tavares

Se você acha que gripes, resfriados e crises alérgicas são tão inevitáveis no inverno quanto o frio, então talvez esteja na hora de rever alguns hábitos típicos desta estação que facilitam a instalação dessas doenças. Acostumar-se, por exemplo, a beber menos água, tomar banhos longos e excessivamente quentes e comer menos frutas são alguns dos principais erros que prejudicam nosso sistema imunológico, responsável por promover a defesa natural do corpo. Confira alguns dos erros mais comuns que cometemos no inverno e que afetam a nossa imunidade:
de 7
Beber água - Foto Getty Images
Tomar menos águaÉ comum tomarmos menos água em dias mais frios. Como transpiramos menos e, em geral, reduzimos a prática de exercícios físicos, sentimos uma necessidade menor de ingerir líquidos. Entretanto, essa diminuição afeta todo o corpo, especialmente o sistema respiratório. Isso porque o muco das vias nasais fica menos fluido com a falta de água, facilitando a entrada de vírus e bactérias, causadores de doenças.

De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, uma boa estratégia para manter um consumo regular de líquidos é sempre levar uma garrafinha de água na bolsa ou mochila e investir em sopas e chás, que têm tudo a ver com o inverno.
Vegetais - Foto Getty Images Comer menos vegetais
Embora seja uma tentação deixar de lado frutas, verduras e legumes no inverno, investindo em opções de pratos quentes ou mesmo no tradicional chocolate, essa substituição pode afetar a imunidade. "Os vegetais e as frutas são os ingredientes mais ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. Isso significa que eles nos fornecem nutrientes essenciais para a defesa do nosso corpo contra diversas doenças.

Ao contrário do que muitos alegam, manter um consumo frequente desses alimentos não é uma tarefa impossível, mesmo para aqueles que trabalham o dia todo. Basta preparar um potinho com frutas lavadas e até picadas no dia anterior, optar por sucos na hora do almoço e incluir vegetais em pratos quentes, como lombo agridoce com abacaxi.
Dormir - Foto Getty Images Pular o café para ficar um pouco mais na cama
"Nós esgotamos nosso estoque de nutrientes durante a noite e, se realizarmos as atividades diárias em jejum, sem o café da manhã, nosso organismo fica debilitado, diminuindo a nossa imunidade", alerta a nutricionista Daniela Cyrulin. Assim, nada de pular o café para ganhar 15 minutinhos a mais de cama. Aliás, essa primeira refeição está diretamente associada a uma maior chance de controlar o peso. Isso porque quem não toma café da manhã acaba comendo em excesso no almoço e no jantar.

Para economizar cada segundo de uma fria manhã, uma boa saída é deixar o café da manhã preparado no dia anterior. A nutricionista sugere o seguinte cardápio: uma xícara de leite ou um pote de iogurte natural desnatado; duas fatias de pão integral ou duas torradas integrais; duas colheres de sopa de queijo cottage, duas fatias de queijo minas ou três fatias de blanquet de peru; uma colher de sobremesa de geleia sem açúcar e uma porção de fruta com uma colher de sopa de aveia, linhaça ou granola.
Sopa - Foto Getty Images Comer sopas e macarrões instantâneosprontos
Ricos apenas em sódio, sopas e macarrões instantâneos são uma febre no inverno, mas podem aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares. Assim, refeições como essa não trazem qualquer benefício ao sistema imunológico, uma vez que fornecem quantidades mínimas de nutrientes.

Se preparadas com alimentos nutritivos, entretanto, sopas e macarrões são um verdadeiro combustível para a saúde. "Você se beneficia de ingredientes frescos e otimiza a ingestão de uma quantidade maior de vitaminas e minerais que estão presentes nesses itens", aponta a nutricionista Daniela Cyrulin. Para facilitar o preparo, vale investir em alimentos pré-higienizados, pré-preparados e pré-temperados.
Pele ressecada - Foto Getty Images Tomar banhos muito quentes
Mais do que um ponto negativo para a beleza, o ressecamento da pele causado por banhos longos e muito quentes afeta a capacidade defensiva do nosso corpo. De acordo com Marcelo Brollo, Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, tal prática remove a oleosidade natural da pele, tornando-a mais sensível a infecções, coceiras e alergias.

Por outro lado, o conselho de tomarmos banhos de água morna só funciona na teoria. Recomenda-se, portanto, encurtar o tempo do banho, utilizar hidratante logo após se secar e esfregar o sabonete apenas nas axilas, nos genitais e nos pés.
Reunião - Foto Getty Images Passar muito tempo em lugares fechados
Passar muito tempo em lugares fechados não afeta diretamente a imunidade, mas facilita o contágio dos presentes. Segundo Clóvis Galvão, Presidente da Associação Brasileira dos Asmáticos da regional São Paulo, se alguma das pessoas reunidas estiver doente e outra, no mesmo ambiente, estiver com a imunidade baixa, é provável que esta contraia a doença.

Neste caso, o ideal é que pessoas infectadas tenham consciência de sua condição e evitem aglomerações. Além disso, sempre que possível devemos arejar os cômodos da casa, deixar janelas de quartos, ônibus e escritórios abertos e optar por locais com ventilação.
Limpar a casa - Foto Getty Images Limpar menos a casa
Realizar a limpeza da casa com frequência é muito importante, principalmente para a saúde de portadores de asma ou alérgicos. O pó doméstico concentra ácaros, fungos e diversos outros elementos que promovem crises respiratórias. Assim, um local sujo não prejudica o sistema imunológico, mas facilita a difusão de doenças que, aí sim, afetarão a nossa imunidade.

O alergista Clóvis Galvão alerta para uma atenção especial às roupas de cama. Como elas ficam em contato com as pessoas por cerca de oito horas diárias, devem ser higienizadas regularmente. Além disso, a imunologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Elisabeth Blanc insiste para que lavemos as mãos com frequência.