quinta-feira, 31 de maio de 2012

PMAQ

JUIZ DE FORA - 31/5/2012 - 13:59
31 de maio - Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas Gerais a lançar o PMAQ

Nesta quinta-feira, 31, às 17h, a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, e o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, lançam na Uaps Santa Cândida/São Sebastião, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Primária (PMAQ), em Juiz de Fora. O município será o primeiro a lançar o programa em Minas Gerais.

Segundo informações da Atenção Primária à Saúde (APS), a diretriz do Ministério da Saúde (MS) em relação ao programa é a implantação de gestão pública com base na indução, no monitoramento e na avaliação de processos e resultados mensuráveis, garantindo acesso e qualidade da atenção em saúde a toda a população. O principal objetivo do programa é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da APS.

A secretária de Saúde explica que na rede de Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora a adesão das equipes foi voluntária. “Todas elas foram esclarecidas sobre o PMAQ e foi oferecida a oportunidade de adesão. Ao todo, 22 equipes das unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) manifestaram o desejo de participar. As equipes já fizeram a auto-avaliação e, atualmente, estão passando pela avaliação externa, solicitada no prazo previsto. Em 2013 será oferecido novo momento para adesão de novas equipes”, explica Maria Helena Leal.

As equipes que aderiram ao programa são referentes às Uaps dos bairros Bandeirantes, Milho Branco, Monte Castelo, Nossa Senhora Aparecida, Nova Era, Parque Guarani, Progresso, Retiro, Santa Efigênia, Santo Antônio, São Sebastião e Vila Esperança.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário