quinta-feira, 24 de maio de 2012

Debate ao vivo

Consumo de álcool no Brasil em debate no Canal Saúde

Publicada em
O uso do álcool no Brasil está associado, de modo geral, a relaxamento, divertimento e sociabilidade. De acordo com a abordagem cultural, dentro e fora do país, seu uso pode ter caráter medicinal, pode fazer parte de rituais místicos e até mesmo de uma tradição ancestral. Bom, motivos não faltam para beber, mas o que está por trás quando o consumo passa a ser abusivo, quando o consumo do álcool torna-se um vício? Assista a este debate através do Canal Saúde/Fiocruz.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta números alarmantes de mortes por ano em todo o mundo pelo consumo abusivo de álcool. São mais de 2 milhões de pessoas. No Brasil, 32 mil mortes por ano, sejam por homicídios ou acidentes de trânsito, estão relacionadas à bebida alcoólica.

A situação nos últimos 10 anos vem se agravando com o aumento de mulheres e adolescentes no ranking do alcoolismo. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), 54% dos jovens brasileiros entre 12 e 17 anos consomem álcool com frequência, entre eles, 7% já apresenta dependência. O estudo revela também um aumento de 50% no alcoolismo entre as mulheres.

O que fazer diante do cenário nada promissor? A legislação brasileira vem atuando com mais rigor para conter a estatística crescente do problema: propagandas de bebidas alcoólicas estão limitadas a determinados horários nos meios de comunicação eletrônicos e, ainda, proibidas de associar o produto a certas práticas, como esporte, por exemplo; é proibida a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos; e foi promulgada recentemente a polêmica Lei Seca, que reduz a tolerância (a quase zero) à ingestão de álcool ao volante.

Além das medidas governamentais, grupos organizados figuram na tentativa de ajudar o indivíduo a restabelecer sua dignidade, muitas vezes, perdida na batalha contra o alcoolismo. O Alcoólicos Anônimos (AA) é um grupo autônomo, surgido nos Estados Unidos na década de 1930. Sua missão espalhou-se por todo o mundo e até hoje é uma grande referência para aqueles que buscam a sobriedade.

Acesse canalsaude.fiocruz.br e participe através do chat ao lado da tela do programa. Se preferir, antecipe sua pergunta ou comentário pelo canal@fiocruz.br, ou, ainda, ligue para 0800 701 8122 durante a transmissão.

Convidados – Para debater o tema desta semana, foram convidadas a presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos no Brasil, Drª Sandra Lúcia de Oliveira, e a médica e pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Drª Magda Vaissman.

Interativo – O público participa ao vivo enviando perguntas ou comentários pelo chat associado à transmissão, no site canalsaude.fiocruz.br, ou liga gratuitamente para 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a participação pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Quando – O programa semanal Sala de Convidados é exibido pelo Canal Saúde, ao vivo, às 11 horas. Todas as sextas-feiras um novo tema é debatido com a participação de especialistas de diversas áreas.
 
Onde assistir – Para assistir ao programa no site do Canal Saúde, acesse canalsaude.fiocruz.br e clique na WebTV. O Canal Saúde também pode ser assistido através de antena parabólica digital, na polarização vertical 3.690.
Fonte(s): Canal Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário