quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estatísticas mundiais

OMS divulga as Estatísticas Sanitárias Mundiais 2012

 Qual a doença que mais mata crianças menores de cinco anos no mundo, e onde estão morrendo a maioria deles? Qual a porcentagem de mulheres que desejariam evitar a gravidez, mas não têm acesso a métodos contraceptivos? Quantos adolescentes homens fumam tabaco?
As respostas para essas e muitas outras perguntas fundamentais para o estabelecimento de políticas e planejamento de ações de saúde mais eficazes podem ser encontradas no relatório 'Estatísticas Sanitárias Mundiais 2012', lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 16 de maio.
 

Números mostram que houve avanços na Saúde Pública, mas que a equidade no acesso ainda não é realidade no mundo

Uma das novidades dessa edição do relatório é que, pela primeira vez, o documento compara o estado de saúde de crianças dos anos 2000 e 2010, mostrando como os avanços da saúde pública têm ajudado a salvar a vida de crianças nos últimos dez anos.
De acordo os dados apresentados pela OMS, doenças como, pneumonia, malária, sarampo e DST/HIV, bem como as condições de prematuridade e sobrepeso continuaram a ser as principais responsáveis pela morte de crianças de até cinco anos. A boa notícia é que o número dessas mortes caiu de 9,6 milhões, em 2000, para 7,6 milhões, em 2010.
No que diz respeito à equidade no acesso, um dado marcante está relacionado ao uso de métodos anticonceptivos pelas mulheres com idades entre 15 e 49 anos, casadas ou com um parceiro fixo. Em 2008, no mundo inteiro, 63% dessas mulheres utilizavam alguma forma de contracepção, sendo que, enquanto na África, essa proporção era de apenas 24%, na região do Pacífico Ocidental chegava a 80%.

Sobre a publicação

A coleção ‘Estatísticas Sanitárias Mundiais' é a compilação anual elaborada pela OMS de dados de saúde de seus 194 Estados-Membros, e inclui um resumo dos progressos realizados para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nas metas relacionadas à saúde. A edição 2012 do documento inclui também uma sinopse dos dados mais relevantes sobre os seguintes temas: doenças não transmissíveis, cobertura de saúde e cobertura do registro civil.
Como as edições anteriores, os dados sobre saúde foram compilados a partir de bases públicas nacionais. Após essa etapa, os dados passam por um cuidadoso ajuste que permite melhorar a qualidade dos dados vindos de alguns países e que torna possível a comparabilidade entre os dados. As estatísticas demográficas e socioeconômicas, por sua vez, são retiradas de bases mantidas por outros órgãos das Nações Unidas, como o Banco Mundial, a Unesco etc. A seleção dos indicadores é baseada em sua relevância para a saúde pública global, na disponibilidade e na qualidade dos dados e confiabilidade e comparabilidade das estimativas daí resultantes.
Os interessados em buscar estatísticas nessa área também podem acessar diretamente o site do Observatório Mundial da Saúde, no qual terão acesso às estatísticas mais recentes de todos os países, podendo traçar ainda quadros comparativos regionais ou globais. A base de dados on-line está disponível apenas em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário