O e-SUS AB, lançado pelo Ministro Padilha no dia 05/02, é a nova estratégia do Ministério da Saúde para auxiliar na gestão do cuidado na Atenção Básica. Disponível a partir de março deste, o e-SUS irá mexer na rotina das Unidades básicas de Saúde. Sua chegada vai trazer melhorias na qualidade do cuidado à população, proporcionando melhor organização dos processos de trabalho, dados individualizados, redução no tempo de espera das consultas, avaliação e acompanhamento do trabalho das equipes. As mudanças serão sentidas por gestores, profissionais de saúde e usuários.
De fácil manejo e bastante intuitivo o novo sistema de informação da atenção básica tem como foco facilitar o trabalho das equipes, organizando as informações importantes de uma forma simplificada e unificada. Serão menos fichas e mais informação, menos tempo despendido no preenchimento, com maior agilidade nas consultas e armazenamento de todas as informações necessárias para um cuidado de qualidade. O e-SUS traz melhorias tanto para para unidades de saúde informatizadas quanto para aquelas que ainda não possuem informatização, e estará disponível em duas modalidades.
Na modalidade mais simples, a Coleta de Dados Simplificada (e-SUS CDS), a quantidade de fichas a serem preenchidas diminui, além de serem de terem um preenchimento mais simplificado e garantirem melhor fluxo da informação. Esta modalidade é destinada aos municípios cujas unidades de saúde não estão informatizadas. Já a modalidade e-SUS Prontuário Eletrônico (e-SUS PEC) oferece um software de prontuário eletrônico que permitirá não só uma coleta de dados mais simples, como oferece várias ferramentas que apoiarão as equipes na gestão do cuidado da população sob sua responsabilidade.
Para os municípios com informatização que implantarem o e-SUS PEC, estarão disponíveis ferramentas que auxiliarão as equipes na gestão dos encaminhamentos, agenda, prescrições de medicamentos e exames, diminuindo a perda de informação e a necessidade de trabalho repetido. Outra grande vantagem do sistema é a integração das equipes, que estarão mais capacitadas a acompanhar o fluxo dos usuários nas UBS, realizar o agendamento de consultas e a avaliação de risco, melhorando assim o acesso. Além da história clínica dos usuários, o profissional pode fazer uma lista de alertas, na qual ele pode destacar o que deve ser lembrado em cada consulta.
Para Heider Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica, o novo sistema além de trazer grandes economias de recursos e inúmeras facilidades também irá ampliar o escopo de atendimento da atenção básica. Ele cita como exemplo a integração do e-SUS-AB com o Telessaúde e a regulação, que virá na segunda versão do sistema, onde o profissional pode fazer uma solicitação ao profissional especializado para realizar a chamada segunda opinião formativa, ampliando assim a capacidade de cuidado das UBS. Segundo o diretor do DAB, o sistema tem sido bem recebido por onde passou e as expectativas são as melhores possíveis. “Ter um sistema integrado e um prontuário eletrônico gratuito é um sonho defendido há muitos anos e as pessoas estão muito satisfeitas com a sua realização por meio doe-SUS-AB”, afirma Heider.
O e-SUS foi desenvolvido a partir de experiências exitosas comprovadas de outros prontuários eletrônicos já existentes no SUS. Os sistemas escolhidos para ajudar nessa construção foram softwares com grande adesão dos profissionais e que foram aperfeiçoados por eles, de acordo com suas práticas, ao longo de anos. Assim como o e-SUS foi fruto de boas experiências, adaptações dele já estão sendo construídas para serem utilizadas em outros serviços e pontos de atenção como nas urgências, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
O software, público e gratuito, foi desenvolvido pelo Departamento de Atenção Básica e DATASUS, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, e estará disponível no portal da atenção básica para todos os municípios interessados que estejam informatizados.