sábado, 2 de março de 2013

Centrais de Interpretação


Governo entrega 37 Centrais de Interpretação de Libras para 25 unidades federativas

 

Date: 2013-02-26
26/FEV/13 - Governo entrega 37 Centrais de Interpretação de Libras para 25 unidades federativas
Foto: Marcelo Carmargo/Agência Brasil 

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) entregou 37 Centrais de Interpretação de Libras (CIL) para 24 estados e o Distrito Federal. 

O objetivo é garantir atendimento de qualidade a pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso a serviços públicos.

 A solenidade de entrega e assinatura do termo de doação das centrais aos estados ocorreu nesta terça-feira (26), em Brasília.


Na ocasião, a ministra Maria do Rosário destacou a importância da cooperação e articulação com estados e municípios. “Esse trabalho em parceria é fundamental para superamos as barreiras físicas e de comunicação, assim como acabarmos com a segregação das pessoas com deficiência”, explicou.

A ministra citou duas importantes conquistas para as pessoas com deficiência, sendo a primeira delas o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e a regulamentação do exercício da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, pela Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010.


Centrais - De acordo com o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, cada central conta com computadores, serviço de comunicação por imagem e som, equipamento de telefonia e um veículo para atendimento in loco (no local). “A central faz o atendimento virtual, por meio de chat de comunicação, em que o intérprete se comunica com o surdo a distância, e também agenda atendimentos em saúde, como consultas médicas, atendimento jurídico e alguns serviços como o bancário”, explicou.

A expectativa é que todas as 37 centrais estejam em funcionamento em um prazo de 120 dias. “Os estados têm toda a liberdade para fazer arranjos locais com os municípios, com as universidades, para pôr as centrais em funcionamento. O governo federal vai fazer o monitoramento e o acompanhamento dessas ações para ver se, de fato, estão atendendo os objetivos”, completou Antonio.

Para que a CIL funcione de forma adequada, cada estado deverá disponibilizar pessoal habilitado em Libras, espaço físico para colocação do mobiliário, com no mínimo de 40 metros quadrados, materiais de escritório, um motorista, recursos periódicos para manutenção e abastecimento do veículo. Também será exigido uma linha de telefone, aparelhos de telefone móvel ativos, e no mínimo, cinco cadeiras de espera. Para o próximo ano, mais 27 centrais devem ser entregues – uma para cada estado.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário